.

.

Fortunati faz avaliação positiva do primeiro dia de Copa

17/06/2014

Prefeito destacou rápida adaptação dos 
turistas estrangeiros à cidade
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, 16, no Paço Municipal, o prefeito José Fortunati avaliou como muito positiva a estreia de Porto Alegre na Copa do Mundo de 2014. Após reunião de avaliação realizada com os responsáveis por todas as secretarias envolvidas na organização e realização dos eventos de responsabilidade da prefeitura, Fortunati deu nota 8 para o primeiro dia de Copa. “Mas sou exigente, minha meta é chegar aos 9,5”, afirmou aos jornalistas.

O ponto alto, segundo ele, foi a forte presença de turistas estrangeiros e a sua rápida adaptação à cidade, promovendo uma integração com os porto-alegrenses. “Ontem (domingo), pude andar pela cidade e perceber o clima de confraternização que norteou o comportamento de turistas e moradores, numa festa em que o Caminho do Gol e a Fan Fest foram o maior símbolo”, relatou. Conforme levantamento da Brigada Militar, cerca de 18 mil pessoas circularam pela Fan Fest ao longo do domingo. Outro evento de sucesso foi a criação da Maison Bleu, no Chalé da Praça XV, que reuniu um público duas vezes maior do que o que era previsto.

O prefeito fez questão de abordar, também, as pequenas falhas ocorridas no domingo, justamente para que não se repitam nos próximos jogos. Foi o caso da falta de energia elétrica no entorno do Beira-Rio, provocada pela colisão de um automóvel contra um poste na avenida Edvaldo Pereira Paiva, na madrugada de sábado para domingo. “Nossa falha foi de comunicação, já que os agentes da EPTC, preocupados em atender a ocorrência e socorrer os feridos, não avisaram às equipes da Smov do dano ocasionado ao sistema elétrico da região. Só verificamos a extensão do problema no anoitecer do domingo”, justificou o prefeito. A partir de agora, dois caminhões da Divisão de Iluminação Pública (DIP) ficarão posicionados no trecho entre o Viaduto Dom Pedro II e a Fan Fest, no Anfiteatro Pôr do Sol, para qualquer eventualidade. 

Em relação às restrições à mobilidade urbana e à falta de execução dos hinos de França e Honduras, na abertura do jogo de domingo, o prefeito explicou que são problemas da alçada da Fifa. “É ela quem estabelece as restrições de acesso, a pé ou de carro, e os perímetros de segurança para as triagens. Assim como também é responsável pela administração do estádio, desde o final do mês de maio, e não o Sport Club Internacional”, reforçou.

Fortunati encerrou conclamando os porto-alegrenses a se integrarem aos festejos da Copa, participando do Acampamento Farroupilha Extraordinário, da Fan Fest e das Exibições Públicas nos dias de jogos do Brasil, como ocorrerá nessa terça-feira, nas vilas Bom Jesus e Cruzeiro do Sul. “As pessoas começam a perceber que a Copa foi um ótimo negócio para a cidade e o sentimento de apoio ao evento cresce a cada dia, reforçando nossa convicção de que investir no mundial foi a melhor opção”, finalizou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...