.

.

Copa 2014: Porto Alegre ganha novos pontos de internet gratuita

Tecnologia wifi instalada para o Mundial ficará como legado para a cidade
Foto: Divulgação/PMPA

06/06/2014 

As iniciativas conduzidas na área da tecnologia pela prefeitura de Porto Alegre para o período da Copa do Mundo e que ficarão como um legado para a cidade foram apresentados na tarde desta quinta-feira, 5, em mais uma coletiva de imprensa organizada pela prefeitura no Centro Integrado de Comando – Ceic. O principal benefício é a internet gratuita instalada em todo o trajeto do Caminho do Gol e que ficará disponível depois da Copa. "Vamos trabalhar para dar suporte a atividades no Beira-Rio, de monitoramento e várias ações da prefeitura, mantendo os equipamentos para serem utilizados também depois da Copa", explicou o diretor-presidente da Procempa, Mário Teza.

Em toda a extensão da avenida Borges de Medeiros (Caminho do Gol), serão instalados cinco pontos de internet gratuita desde o Largo Glênio Peres até o Beira-Rio. A ação será efetivada por meio da colocação de rádios que emitem o sinal de internet com boa velocidade de acesso, captado por celulares, smartphones e computadores. O sinal gratuito é fornecido através do serviço denominado Procempa Livre. 

O projeto foi desenvolvido de forma que todos os pontos de acesso gratuito estejam localizados em espaços públicos de convivência, como praças e parques. O Caminho do Gol será estruturado em cinco estações principais, que além do acesso wifi também contarão com câmeras de vigilância: Largo Glênio Peres, Mercado Público, Ponte de Pedra, Praça Isabel – a Católica, Parque Marinha do Brasil e Viaduto Dom Pedro I.

Segundo Teza, a tecnologia disponibilizada facilitará a comunicação e a conectividade aos moradores e turistas durante a Copa, possibilitando comunicação, acesso e compartilhamento de informações. Durante o Mundial, também haverá internet gratuita e monitoramento no Anfiteatro Pôr-do-Sol, onde será realizada a Fan Fest. 

Outra área de atuação da Procempa será o entorno do Beira-Rio, com infraestrutura de fibras ópticas (na avenida Padre Cacique) e de dutos (na avenida Edvaldo Pereira Paiva) para atender à conexão e garantir boa velocidade de navegação para o público e para quem irá trabalhar no local. A instalação de infraestrutura e internet é resultado de uma parceria entre a Procempa e a Telebrás. No Centro Aberto de Mídia, na Usina do Gasômetro, a Procempa fornecerá sustentação para internet às atividades de jornalistas nacionais e estrangeiros não credenciados pela Fifa que precisarão da tecnologia para envio de notícias e imagens.

Veja, abaixo, outras ações desenvolvidas pela Procempa:

- Câmeras: A qualificação para receber o Mundial também inclui a instalação de novas câmeras para a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) em cinco novos locais: Viaduto Dom Pedro I x José de Alencar X Praia de Belas; Edvaldo P. Paiva, junto à pista de skate; av. Padre Cacique; av. Carlos Gomes X rua Campos Sales; e na  av. Ipiranga X av. Edvaldo P. Paiva.

- Vizinho da Copa: A Procempa desenvolveu o sistema para a campanha Vizinho da Copa, na ação que mobiliza moradores, comerciantes, funcionários e usuários de serviços nas imediações do Estádio Beira-Rio. O cadastramento de veículos sreve para circulação nos dias de jogos da Copa em Porto Alegre (15, 18, 22, 25 e 30 de junho). 

Infraestrutura tecnológica da Prefeitura para a Copa: 

Mercado Público
2 rádios wifi (hotspots); 2 câmeras

Viaduto Otávio Rocha
2 câmeras

Beira-Rio
Fibras e dutos, 1 micro

Ruas da Cidade
5 câmeras novas, 3 MetroLink (controle da sinaleira)

Exército
MetroLink (10Mbps)

Glênio Peres
3 rádios wifi (hotspots)

Usina do Gasômetro
MegaNet, 5 câmeras, 2 rádios wifi (hotspots), 8 micros

Acampamento Farroupilha
2 rádios wifi (hotspots), 2 micros

Fan Fest
8 rádios wifi (hotspots), 5 câmeras novas, 5 micros, 3 telefones

Redenção
3 rádios wifi (hotspots), 3 câmeras

Ponte de Pedra
2 rádios wifi (hotspots)

Praça Isabel, a católica
1 rádio wifi (hotspot), 1 câmera, 4 micros, 2 telefones

Marinha do Brasil
1 rádio wifi (hotspot), 1 câmera

Viaduto Dom Pedro I
1 rádio wifi (hotspot)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...