Copa 2014: Estado recebe autoridades estrangeiras a partir deste sábado

Governador receberá presidente hondurenho e ministra francesa 
no Palácio Piratini - Foto: Pedro Revillion/CAM POA.

14/06/2014

A Copa do Mundo cria uma série de oportunidades ao país que a sedia, que, inclusive, extrapolam apenas o futebol. Além da evidência midiática que possibilita às cidades que participam do evento, também proporciona aproximações políticas e comerciais. A partir deste sábado, chefes de estado e autoridades estrangeiras visitam o Rio Grande do Sul, para acompanhar suas seleções nacionais no Mundial.

O governador Tarso Genro assistirá as duas primeiras partidas realizadas no estádio Beira-Rio com os chefes de Estado que virão ao RS. Além dos jogos, o governador receberá no Palácio Piratini, a ministra dos Direitos das Mulheres, das Cidades, da Juventude e dos Esportes da França, Najat Vallaud, - com honras de Chefe de Estado, e o presidente de Honduras, Juan Hernández. 

A agenda da comitiva francesa é a mais extensa entre elas. Por volta das 10h20 deste sábado (14), chega ao Estado a ministra francesa que participará de uma série de atividades relacionadas à promoção da autonomia das mulheres, ações coordenadas pela Secretaria de Políticas Públicas. A primeira delas, o almoço com a temática “Mulheres”, às 13h, no Bistrô do Margs, na Praça da Alfândega. Mais tarde, às 17h, a ministra segue para o Centro de Referência da Mulher Vítima de Violênciada Mulher Vânia de Araújo Machado. Além de Vallaud, o embaixador da França no Brasil, Denis Pietton, e o Cônsul-Geral  em São Paulo, Damien Loras, chegam ao meio-dia no Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Também estão previstos, para este sábado (14), os desembarques do presidente de Honduras, Juan Hernández, e família, e o presidente do Congresso Nacional hondurenho, Maurício Oliva, e a esposa. O país da América Central enfrenta a França, às 16h de domingo, no Beira-Rio. Na segunda, o presidente reúne-se com o governador do Estado. 

No dia 17 de junho, chega o embaixador da Holanda, Kees Pieter Rade. No dia seguinte, vêm o rei Willem Alexander e a Rainha Máxima, que encontrarão a consulesa Ingrid de Kroes, para assistir ao jogo entre Holanda e Australia, às 13h, também no estádio do Internacional. O Chefe do Executivo gaúcho assiste a partida juntamente com as autoridades. 

Confira a programação:

França - Comitiva liderada pela ,minista Najat Vallaud

Sábado (14)

10h20 – Chegada da Ministra da França, NAJAT VALLAUD

11h50 – Chegada do Cônsul Geral da França, Sr. DAMIEN LARAS

12h40 – Chegada do Embaixador da França, DENIS PIETON

13h – Almoço com Mulheres, com deputada federal Manuela D’Avila e lideranças femininas regionais Local: Bistrô da MARGS – Praça Da Alfandega

17h30 - Visita ao Centro de Referência de Apoio a Mulheres Vitimas de Violência (Rua André da Rocha, esquina Travessa Tuyuty). A comitiva será recepcionada pelos Secretários de Segurança, Airton Michels, pela secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão e da Justiça e Direitos Humanos, Juçara Dutra Vieira.

19h – Audiência da comitiva francesa com o Prefeito de Porto Alegre José Fortunati

19h45 – Inauguração “MAISON DES BLEUS”, casa dos franceses em Porto Alegre durante a Copa

Local: Chalé da Praça XV

Domingo (15)

10h30 –  City Tour pelo Centro Histórico de Porto Alegre

11h30 – Reunião e almoço com o governador Tarso Genro 

Local: Palácio Piratini

16h – Governador assiste a partida FRANÇA x HONDURAS, no estádio Beira-Rio, com as autoridades

Honduras - Comitiva liderada pelo presidente, Juan Hernández

Sábado (14)

15h – Chegada do Presidente de Honduras, Juan Hernández e família e do Presidente do Congresso Nacional de Honduras, Mauricio Oliva e esposa

16h – Governador assiste a partida FRANÇA x HONDURAS, no estádio Beira-Rio, com as autoridades

Segunda-feira (16)

12h – Almoço Embaixador e parte da comitiva c/ empresários locais, brasileiros e franceses na sede da ALSTOM

17h - Governador recebe presidente de Honduras, Sr. Juan Orlando Hernández

Local: Palácio Piratini 

Holanda, comitiva liderada pelo Casal Real

Terça-feira (17)

23h - Chegada Embaixador da Holanda no Brasil, Kees Pieter Rade

Quarta-feira (18)

08h45 – chegada do Rei Willem Alexander

10h – chegada RAINHA MAXIMA

13h – Governador acompanha autoridades na partida Holanda X Australia, no estádio Beira-Rio



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...