.

.

Time de ex-jogadores representará campeões mundiais brasileiros em homenagem

Zito, Amarildo, Clodoaldo, Mauro Silva e Marcos no evento de lançamento 
do projeto (Foto: Divulgação)

02/05/2014

Os 11 escolhidos entrarão em campo antes do amistoso entre Brasil e Sérvia. Zito, Amarildo, Clodoaldo, Mauro Silva e Marcos participaram do lançamento do projeto

No dia 6 de junho, antes do amistoso do Brasil com a Sérvia, no Morumbi, preparatório para a Copa do Mundo, 11 jogadores brasileiros presentes nas conquistas de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 entrarão em campo formando uma equipe.

Os 11 representarão os 82 campeões mundiais vivos. A ideia da Associação dos Campeões Mundiais do Brasil (ACMB), encabeçada por Marcelo Neves, filho do ex-goleiro Gilmar dos Santos Neves, em parceria com a CBF, é levar o maior número possível deles ao estádio.

"Será uma grande festa para esses nossos heróis, que merecem todas as homenagens. Se buscamos o sexto título é porque alguém lá atrás ganhou o primeiro, depois o segundo, o terceiro...", diz Marcelo. A ideia tem apoio da empresa Mastercard, que lançará, no sábado, filmes de 30 segundos contando a história de alguns campeões, casos de Zito, Amarildo, Clodoaldo, Mauro Silva e Marcos - presentes no evento de lançamento do projeto nesta quarta-feira (30).

"Estamos fazendo ações para que esses ex-jogadores sejam conhecidos pelos jovens. Hoje você pergunta quais os titulares de 2002 e 90% não sabem dar a escalação. Não podemos falar apenas que somos o país do futebol, temos de reconhecer nossos heróis. Recentemente perdemos Nilton Santos, Djalma Santos, De Sordi, Bellini, Orlando, meu pai", afirma o filho de Gilmar. "Vamos levá-los para palestras, eventos com crianças. Faremos até a Copa e depois tentaremos uma parceria duradoura." Até Mazola, que vive na Itália, será convidado.

"Temos apenas de agradecer, às vezes os atletas não são reconhecidos", afirma Clodoaldo, campeão em 1970, que ainda recebe muito carinho nas ruas, principalmente por parte dos torcedores santistas. "É emocionante. Vamos ver o resgate do futebol brasileiro", endossa Mauro Silva, do time de 1994. "Temos de utilizar o nosso esporte para mudar a sociedade."

Amarildo, campeão em 1962, também se emociona ao falar sobre a homenagem. Pouco reconhecido nos dias de hoje, acredita que ainda pode transmitir palavras de incentivo aos jovens. "Futebol é a minha vida e espero que muitos possam obter o mesmo sonho que tive. Essas atitudes fazem uma sociedade melhor."

Marcos, goleiro da campanha de 2002, salienta que muitos dos jogadores mais antigos, além de pouco conhecidos, ainda não tiveram a chance de ganhar dinheiro. "Muita gente liga que jogador ganha muito e gasta tudo com mulheres. Naquela época dos nossos outros heróis, eles nem conseguiam ganhar muito. A homenagem será prazerosa pelo reconhecimento e pelo resgate da nossa história. Eu e o Mauro Silva aparecemos mais e conseguimos ter nossas conquistas mais valorizadas. Agora é a hora de todos os outros campeões", enfatizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...