.

.

Taça da Copa do Mundo estará exposta em Fortaleza nos dias 25 e 26 de maio


19/05/2014

No dia 13 de julho, ela estará nas mãos da seleção campeã do mundo de 2014, mas, no próximo domingo (25) e segunda-feira (26), a Taça da Copa do Mundo estará à disposição de Fortaleza. O troféu ficará no estacionamento do shopping Iguatemi e, no primeiro dia, será erguido – assim como em 2002 – pelo pentacampeão Rivaldo. O horário de exposição é das 9h às 21 horas. O evento, realizado pela Fifa, é promovido pela Coca-Cola.

Fortaleza é a antepenúltima cidade a receber o troféu, que, depois, segue para Brasília e São Paulo. Para a Copa de 2014, a taça faz o maior tour de sua história: depois de sair do Rio de Janeiro, em setembro do ano passado, foram visitados 90 países, entre eles os oito campeões mundiais. 

Ao todo, serão percorridos 150 mil quilômetros, o equivalente a mais de três vezes a circunferência da Terra, em 267 dias. Apesar de acontecer desde 2006, esta é a primeira vez que a taça visita todas as capitais de um país sede. Somente fora do Brasil, cerca de dois milhões de pessoas conheceram o prêmio do Mundial.

Durante os dois dias, a taça ficará exposta em uma redoma, pois, de acordo com as regras da Fifa, apenas campeões do mundo e chefes de Estado podem tocá-la, mas os torcedores terão oportunidade de tirar fotos. Além de Rivaldo, participaram do evento, nas outras cidades, Carlos Alberto Torres, Mauro Silva, Gilberto Silva, Dunga, Bebeto, Rivellino, Marcos, Belletti e Jairzinho.

HISTÓRIA
Quando as Copas do Mundo tiveram início, em 1930, o grande prêmio se chamava Taça da Vitória. No ano de 1946, o troféu, que representava a deusa grega Nice, da vitória, foi rebatizado de Jules Rimet, em homenagem ao francês presidente da Fifa e criador da Copa do Mundo. Na época, a regra do mundial especificava que, se uma equipe vencesse a Copa três vezes, receberia o troféu definitivamente.

Em 1970, o Brasil de Pelé foi tricampeão no México e ganhou a guarda da Taça. Em 1983, ela foi furtada da sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Com a perda do troféu, derretido para a venda do ouro, foi criada uma réplica para seu lugar. 

A Taça Copa do Mundo da Fifa foi criada para a Copa de 1974, e, ao contrário da Jules Rimet, a Fifa assegura que não será jamais entregue em definitivo a uma seleção.

Serviço

TOUR DA TAÇA DA COPA
Onde: estacionamento do shopping Iguatemi
Quando: 25 e 26/5, das 9 às 21 horas (última entrada às 20 horas)
Ingressos: Para visitar a taça é preciso cumprir os requisitos e agendar horário. Saiba os detalhes em www.cocacola.com.br/tourdataca

Fonte: O Povo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...