.

.

Copa 2014: EPTC informa rotas preferenciais de deslocamento

Orientações incluem transporte por carro, ônibus, lotações, bicicletas e a pé
Foto: Divulgação/PMPA

30/05/2014 

O esquema especial de trânsito desenvolvido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para os dias de jogos da Copa Mundo em Porto Alegre (15, 18, 22, 25 e 30 de junho) prevê bloqueios de trânsito na região próxima ao estádio Beira-Rio, linhas de ônibus especiais e uma linha seletiva para acesso à programação do Mundial e alterações nas rotas do transporte coletivo. Para informar cidadãos e turistas, os técnicos elaboraram orientações para deslocamento pela Capital a partir das diversas regiões da cidade. Acesse aqui os mapas do planejamento.

Ao todo, serão mil funcionários da EPTC envolvidos com o monitoramento, a organização e a divulgação de informações de mobilidade urbana durante a Copa. Deste grupo, 721 profissionais fizeram cursos de inglês ou espanhol oferecidos pela prefeitura. A principal alternativa de deslocamentos em dias de jogos será o transporte público. Serão disponibilizadas quatro linhas de ônibus especiais e uma linha seletiva.

Para deslocamento a pé, a principal alternativa em dias de jogos será a avenida Borges de Medeiros, que terá a pista sentido centro-bairro bloqueada para veículos. O trajeto preferencial para pedestres, no projeto Caminho do Gol, contará com diversas atrações culturais e serviços para os torcedores. Outra alternativa é pedalar, utilizando o sistema BikePoa, de bicicletas compartilhadas, que possibilita deslocamento do Centro Histórico, Cidade Baixa ou Bom Fim até as proximidades do estádio Beira-Rio. Outras informações estão disponíveis pelo site www.mobilicidade.com.br/bikepoa.

Rotas para o Estádio e o Fan Fest - A proximidade do estádio Beira-Rio e Fan Fest (Anfiteatro Pôr do Sol) facilita o deslocamento dos torcedores aos jogos do Mundial e aos eventos do Território da Copa em Porto Alegre. A principal alternativa será o transporte coletivo. Para deslocamentos com carro ou táxi, seguem orientações sobre as principais rotas:

Do Aeroporto Internacional Salgado Filho
Carro ou táxi: O Aeroporto Internacional Salgado Filho está localizado na av. Severo Dullius, zona Norte. O trajeto mais simples é utilizar a BR-116 (estrada ao lado do aeroporto) e as avenidas Farrapos e Mauá.
Ônibus: Linha T5 e Aeroporto-Estádio (somente nos dias de jogos).
Metrô: Embarcar na estação Aeroporto e desembarcar no Mercado Público; a partir daí, seguir a pé via Caminho do Gol (Borges de Medeiros) ou utilizar transporte público.

Da Rodoviária e Centro Histórico 
Carro ou Táxi: Duas opções: avenida Mauá, em direção ao Gasômetro, ou as avenidas João Pessoa e Ipiranga.
Ônibus: Diversas opções de linhas saem da av. Salgado Filho ou da rua Uruguai. Em dias de jogos, terá a linha Centro-Estádio.
Lotação: Várias linhas que saem da Marechal Floriano Peixoto são alternativa, como 10.1 Tristeza/Assunção; 10.3 – Cristal/Otto; 10.4 – Ipanema; 10.5 – Guarujá; entre outras.
A pé ou bicicleta: Para os pedestres, a melhor opção é o trajeto preferencial do Caminho do Gol (Borges de Medeiros). De bicicleta, a ciclovia da rua Sete de Setembro em direção à Orla do Guaíba é a melhor opção. Na área central, há diversas estações do BikePoa. 

Da zona Sul 
Carro ou Táxi: As avenidas Diário de Notícias e Icaraí são as principais vias. 
Ônibus: Algumas linhas sugeridas são: 110.1 – Restinga; 165 – Cohab; 171 – Ponta Grossa; 173 – Camaquã; 176 – Serraria/ Rodoviária; 178 – Praia de Belas; 179 – Serraria; 184 – Juca Batista; 186 – Liberal; 187 – Padre Réus; 188 – Assunção. Em dias de jogos, a linha Jockey-Estádio é alternativa. 
Lotação: Depende do ponto, algumas linhas sugeridas: 10.1 Tristeza/Assunção; 10.3 – Cristal/Otto; 10.4 – Ipanema; 10.5 – Guarujá.
A pé ou bicicleta: A partir das avenidas Diário de Notícias e Icaraí, já é possível ir a pé até o estádio ou às atividades do Território da Copa, como o Fan Fest. A distância pode variar de 1,5km até 3,5km. De bicicleta, é possível utilizar a orla de Ipanema e a avenida Diário de Notícias, ambas com ciclovia, em direção aos locais dos eventos. 

Da zona Leste 
Carro ou Táxi: A avenida Ipiranga é a melhor alternativa. 
Ônibus: Algumas opções são as linhas T2, T5 e T7. Em dias de jogos, será disponibilizada a linha PUC-Estádio. É possível utilizar linhas regulares da região e integrar com outras no Centro. 
A pé ou bicicleta: Dependendo do ponto, a caminhada pode ser muito longa. Para pedestres, o caminho mais próximo é a partir da avenida Azenha. Para os ciclistas, a avenida Ipiranga, que possui ciclovia e estações do BikePoa, é a melhor alternativa.

Da zona Norte 
Carro ou Táxi: Terceira Perimetral e Ipiranga são trajetos possíveis. 
Ônibus: As linhas T1 ou T5 são alternativas. Também dá para utilizar linhas regulares da região e integrar com outras linhas no Centro. 

Rotas para evitar a região do estádio Beira-Rio
Para quem não vai participar dos jogos e das atividades paralelas, o principal trajeto para deslocamentos nos cincos dias de evento, do Centro para a zona Sul, será utilizar a Terceira Perimetral. Outra opção são as avenidas Érico Veríssimo ou Azenha. Quem se deslocar da zona Sul ao Centro, e quiser evitar a região do estádio, deverá utilizar a Terceira Perimetral ou a avenida Oscar Pereira, acessando a Azenha ou Érico Veríssimo.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...