.

.

Cidade de Viamão planeja legado de desenvolvimento após receber o Equador durante a Copa


Danilo Borges/Portal da Copa/ME

17/05/2014

Município gaúcho investe em melhorias e prepara-se para receber a seleção sul-americana, que se hospedará e treinará no Hotel Vila Ventura

Com uma delegação composta por 55 pessoas, a seleção equatoriana desembarca no Rio Grande do Sul no dia 9 de junho. O país escolheu a cidade de Viamão, no limite com Porto Alegre, para fazer sua preparação antes dos jogos da Copa do Mundo. E a vinda dos estrangeiros provocou a implantação de melhorias não apenas no hotel onde ficará o Equador, mas também na cidade.

Eles ficarão hospedados no Hotel Vila Ventura, que está finalizando uma série de obras voltadas à hospedagem dos sul-americanos e que continuarão à disposição dos hóspedes após o torneio da FIFA.

Entre os dias 27 e 29 de maio, o técnico Reinaldo Rueda e o preparador físico Carlos Velasco fazem a última visita antes da viagem definitiva do grupo. “Estamos em fase de acabamento nas estruturas que preparamos. Mas o hotel não está sendo construído porque o Equador vem para cá. Estamos em obras há 12 anos, e a escolha da seleção pelo nosso espaço pouco influenciou projetos que já tínhamos”, diz Samuel da Silveira, diretor do Vila Ventura.

Localizado em uma reserva ecológica com área de 220 mil metros quadrados, o resort tem 28 apartamentos, mas construiu outros 51 que irão complementar a demanda da comitiva equatoriana. Além de um novo campo de futebol e um ginásio anexo, com academia de ginástica, o complexo terá um vestiário próprio para o futebol profissional. “Foi a única obra planejada por causa do Equador”, ressalta o empresário.

A perspectiva da estada da seleção equatoriana em Viamão mexe com a cidade. Uma parceria entre a prefeitura e o governo gaúcho providenciou o asfaltamento do trecho de três quilômetros da estrada que liga a RS-040 ao CT.

Além disso, uma série de iniciativas pretende dar aos visitantes uma acolhida aconchegante. Para fazer com que os jogadores sintam-se em casa, a decoração urbana inclui a pintura dos meios-fios nas cores da bandeira do país e a confecção de lembranças alusivas ao Equador.

Conforme o presidente da Associação Comercial e Indústria de Viamão (ACIV), Paulo Sérgio da Silveira, existe uma grande esperança de que o envolvimento da cidade na Copa deixe um legado turístico, cultural e empresarial. “Conseguimos patrocínios importantes para vestir a cidade com motivos da Copa. Decoração em postes, pintura dos meios-fios, paradas de ônibus, busdoors, outdoors, e outras formas de identificação e envolvimento com o torneio serão implementados”, diz.

Em uma das ações, o comércio pretende enfeitar lojas com as cores azul e amarelo, presentes nas bandeiras do Equador e do Brasil. “Aqui, torceremos pelo Equador até onde a seleção chegar na Copa. Menos, claro, contra o Brasil”, completa Paulo Sérgio.


Visibilidade
O município também projeta alcançar um novo estágio de desenvolvimento a partir da visibilidade possibilitada pela Copa. Por isso, o prefeito, Valdir Bonatto, foi a Quito, capital equatoriana, para participar de encontros e apresentar o município ao empresariado local.

De acordo com o vice-prefeito, André Nunes Pacheco, a Copa representa uma grande oportunidade de mostrar Viamão para o Brasil e o mundo. “Outras cidades, até mesmo mais estruturadas, como Caxias do Sul e Bento Gonçalves, pretendiam receber o Equador, mas nós trabalhamos para fazer desse momento uma arrancada rumo ao desenvolvimento. Teremos jogadores que atuam em diversos países e a mídia mundial de olho na cidade. É a hora de mostrar nossa vocação para a mineração, o agronegócio, o turismo, a indústria e a mão de obra qualificada, por exemplo”, conta Pacheco.

A Secretaria de Turismo alocou R$ 600 mil na sinalização da cidade, que tem área territorial de 1.494 quilômetros quadrados, quase o triplo de Porto Alegre. O investimento servirá para orientar os turistas e, claro, dará um novo visual à cidade para a Copa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...