.

.

Câmeras poderão monitorar até 2 mil pontos de Porto Alegre na Copa

CICC está instalado na sede da SSP/RS em Porto Alegre (Foto: Alan Cardoso/SSP-RS)

07/05/2014

Centro Integrado de Comando e Controle será aberto até o final de maio.
Unidade na capital contará com 50 posições de videomonitoramento.

Para garantir segurança durante a Copa do Mundo e evitar eventuais transtornos nos dias de jogos em Porto Alegre, autoridades da segurança pública do Rio Grande do Sul pretendem monitorar de perto as principais áreas de circulação de grande público na cidade. As cinco partidas na capital gaúcha estão marcadas para o mês de junho - são quatro jogos da primeira fase do Mundial envolvendo seleções de oito países e uma da segunda fase.

Capitaneado pela Secretaria da Segurança Pública do estado, será inaugurado até o fim de maio o Centro de Comando Integrado e Controle (CCIC), semelhante ao já existente Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O ambiente terá dezenas de câmeras de videomonitoramento que serão capazes de monitorar, em tempo real, até até 400 pontos diferentes da cidade.

“Queremos ampliar o acervo de câmeras. A intenção é operar, já na Copa, com câmeras acompanhando até 2 mil pontos, entre ruas e rodovias de acesso a cidade de Porto Alegre”, sintetiza o diretor do Departamento de Comando e Controle Integrados da SSP, coronel Antonio Scussel, em entrevista ao G1. “Dentro do CICC teremos 50 posições de videomonitoramento que poderá, simultaneamente, monitorar até 400 câmeras das ruas”, completa o oficial.

Entre as áreas que terão atenção especial das autoridades de segurança são os arredores do estádio Beira-Rio, palco dos jogos, a Fan Fest, que será montada no Anfiteatro Pôr do Sol, também na Zona Sul da cidade, além dos três hotéis credenciados para acomodarem o staff da Fifa, as delegações e seleções dos países que estarão na capital durante o Mundial.

O Sheraton Hotel receberá apenas membros da entidade. O Hotel Deville, situado na Zona Norte, próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, e o Holiday Inn dividirão os jogadores.

Projeto mostra como será novo Centro de Comando Integrado e Controle do RS (Foto: SSP-RS)

A expectativa é que o CICC comece a operar em 23 de maio. Ao todo, 270 servidores serão escalados para trabalhar no local e passarão por um treinamento específico para manusear e compreender o funcionamento da nova tecnologia. “O projeto tem duas finalidades específicas: a primeira é ter uma visualização em tempo real do que está acontecendo. E depois, com as imagens gravadas, nós temos a condição de formar a prova para investigação da Polícia Civil. Essa é a dupla vantagem do CICC”, avalia Scussel. As imagens gravadas ficarão armazenadas por um período de 60 dias.

Após abrir as portas, o CICC substituirá o Ciosp. "A estrutura foi concebida e está sendo preparada para a Copa, mas o legado ficará, em substituição ao Ciosp", afirma o oficial. O CICC fica na Rua Voluntários da Pátria, 1358, Centro de Porto Alegre.

Também orientada pela SSP, a Brigada Militar colocará nas ruas de Porto Alegre cerca de 5 mil homens nas ruas durante o período da Copa. A corporação irá dividir os militares em três tropas: uma específica para o evento, envolvendo a segurança nos arredores do estádio Beira-Rio e na Fan Fest; uma dedicada a cuidar da recepção e acolhimento de turistas e uma que será exclusiva para eventuais manifestações.

Fonte: G1 RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...