.

.

Diretoria do COL discute reta final de preparação para a Copa do Mundo

© Getty Images

25/04/2014

Faltando 48 dias para o tão esperado pontapé inicial da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, a diretoria do Comitê Organizador Local (COL) reuniu-se mais uma vez, nesta sexta-feira (25/04), no Rio de Janeiro, para avaliar a reta final de preparativos para a competição.

Em entrevista coletiva após o encontro, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, falou sobre  os temas abordados na reunião do COL e a respeito de suas impressões após mais uma rodada de visitas aos estádios que serão utilizados na Copa do Mundo da FIFA. Esta semana, Jérôme Valcke esteve na Arena de São Paulo, palco da partida de abertura entre Brasil x Croácia, dia 12 de junho; na Arena da Baixada, em Curitiba; na Arena Pantanal, em Cuiabá; e no Estádio Castelão, em Fortaleza.

Na capital cearense, teve a oportunidade de conhecer o local onde será realizada a FIFA Fan Fest e fez questão de lembrar a importância do evento.

“Encontramos muito entusiamo com relação ao FIFA Fan Fest em Fortaleza. Trata-se de um evento incrível e muito importante para a Copa do Mundo. O FIFA Fan Fest vai receber pessoas que tentaram e não conseguiram comprar ingressos, mas também aquelas que querem somente se divertir e viver uma grande experiência durante a Copa do Mundo. Em 2010, uma pesquisa mostrou que 97% que participaram do FIFA Fan Fest na Praia de Copacabana gostaram do que vivenciaram ali durante a competição”, analisou Jérôme Valcke.

O CEO do COL, Ricardo Trade, apresentou a agenda de eventos-teste em Brasília e nos estádios que não participaram da  Copa das Confederações da FIFA no ano passado. A capital federal será testada novamente porque só sediou um jogo no torneio em 2013.

Neste sábado (26/4), as operações de oito áreas do COL serão parcialmente testadas na Arena Pantanal, em Cuiabá, durante a partida entre Vasco e Luverdense, pela Série B do Campeonato Brasileiro: Segurança, Competições, Transporte, Voluntários, Limpeza e Gerenciamento de Resíduos, Serviço ao Espectador e Tecnologia. 

Ricardo Trade também mostrou números que revelam que o legado da Copa do Mundo da FIFA vai muito além da construção ou reforma de 12 modernos estádios.

“Além do Governo Federal, que tem feito investimento em campos públicos para reformá-los, o COL e a FIFA investiram R$ 10,3 milhões na infraestrutura de treinamento de 73 instalações esportivas no país. Foram traves, redes, máquinas para cuidados com o gramado e outras equipamentos para fazer com que o jogador se sinta à vontade e treine com tranquilidade para a Copa do Mundo. Mas o mais importante é que esses equipamentos esportivos e melhorias ficarão de legado para o Brasil”, disse Ricardo Trade, que confirmou os nomes dos dois Campos Oficiais de Treinamento em cada uma das 12 cidades-sede. 

Membro do Conselho de Administração do COL, Bebeto falou sobre a proximidade do maior evento de futebol do mundo e disse que hoje vê a competição sob um outro prisma.

“Como jogador de futebol, não tinha noção do que era realizar uma Copa do Mundo. Agora sei. Como brasileiro, estou orgulhoso do que estamos fazendo. Esta é uma oportunidade única para o Brasil.”, afirmou.

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, deram aos jornalistas a visão do Governo Federal sobre a reta final de trabalho antes da Copa do Mundo. Com a liderança do Ministério estão sendo realizadas rodadas de reuniões operacionais com todos os orgãos federais, estaduais e municipais envolvidos direta ou indiretamente na organização.

“Estamos agora numa etapa de preparação em que devemos reunir os esforços de todos os envolvidos – Governo Federal, governos estaduais, prefeituras e o COL – para vencer os desafios que ainda temos. Há trabalho a fazer em alguns estádios e obras a serem finalizadas. Mas com dedicação teremos tudo a contento para a partida de abertura na Arena de São Paulo e para a competição como um todo. Estamos cumprindo a tarefa de preparar, à altura das expectativas que o mundo têm, a grande festa do futebol que se avizinha”, argumentou o Ministro do Esporte. 

“Nestas reuniões com as sedes, já reunimos mais de 2 mil gestores que serão responsáveis pelos planos operacionais de áreas como Tecnologia, Segurança, Saúde, entre outras, para identificar pontos de contato dos planos individuais e consolidar todos eles. Agora faremos uma rodada de encontro nas cidades que não foram sede de partidas da Copa das Confederações. É um trabalho que chega ao seu final e estamos confiantes de que será coroado de sucesso”, disse Luis Fernandes.

Calendário de eventos-teste do COL

Cuiabá - 26/4 - Luverdense x Vasco - Campeonato Brasileiro- Série B
Natal - 3/5 - América/RN x ABC - Campeonato Brasileiro - Série B
Cuiabá - 7/5 - Seleção do Mato Grosso x Olímpia (PAR) - Amistoso
Porto Alegre - 10/5 - Internacional x Atlético-PR - Campeonato Brasileiro - Série A
Curitiba - 14/5 - Atlético-PR x (TBC) - Amistoso
São Paulo - 17 ou 18/5 - Corinthians x Figueirense - Campeonato Brasileiro - Série A
Brasília - 17/5 - Goiás x Botafogo - Brasileiro Série A

Relação de Campos Oficiais de Treinamento por cidade-sede

Belo Horizonte: SESC Venda Nova / Estádio Independência
Brasília: Bezerrão / Centro de Capacitação Física dos Bombeiros
Cuiabá: UFMT / Barra do Pari
Curitiba: Couto Pereira / J. Malucelli
Fortaleza: Estádio Presidente Vargas (PV) / UNIFOR
Manaus: Estádio da Colina / CeT do Coroado
Natal: Frasqueirão / UFRN
Porto Alegre: Arena do Grêmio / Estádio Olímpico
Recife: Centro de Treinamento do Náutico / Centro de Treinamento do Sport
Rio de Janeiro: Estádio de São Januário / Estádio Engenhão (secondary pitch)
Salvador: Estádia de Pituaçu / Estádio Barradão
São Paulo: Estádio do Pacaembu / Centro de Treinamento do Palmeiras (Academia I) 

Fonte: FIFA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...