.

.

ANEEL aprova plano operacional para a Copa do Mundo

18/04/2014

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou na última terça-feira (15/4), durante Reunião Pública da Diretoria, o “Plano Diferenciado de Operação das Instalações e dos Centros de Operação do Sistema Interligado Nacional para o Suprimento de Energia Elétrica às Cidades-Sede da Copa do Mundo FIFA 2014”. O plano indica as ações e medidas a serem adotadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e agentes do setor com a finalidade de ampliar a segurança elétrica durante o evento.

 As ações propostas pelo ONS preveem uma série de medidas a serem tomadas pelas empresas de Geração, Transmissão e Distribuição nas instalações envolvidas com o atendimento aos estádios de futebol onde ocorrerão os jogos. Dentre as ações estão a realização dos testes nos black-starts das usinas  de autorestabelecimento selecionadas pelo ONS; testes de desempenho nos sistemas de Controle Automático de Geração – CAG; realização de estudos dirigidos e simulações de recomposição (Drills) e instalação de supervisão das subestações de distribuição responsáveis pelo atendimento aos estádios para os centros de controle do ONS.

Além da aprovação do plano, a Agência determinou que as empresas de geração, transmissão e distribuição preparem esquemas de prontidão e sobreaviso para atender ocorrências de grande porte. Também estabeleceu que o ONS submeta à aprovação da ANEEL, em até 180 dias, proposta de inclusão nos Procedimentos de Rede do Regime Especial de Operação, a ser adotado em eventos de grande relevância como eleições, períodos festivos e religiosos. 

Fonte: ANEEL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...