Comitê Organizador divulga datas previstas para eventos-teste oficiais

28/03/2014

Brasília e as cidades que não receberam jogos da Copa das Confederações serão palcos dos eventos com simulações de operações para a Copa

Trade, CEO do COL: aspectos de segurança, gramado, 
transporte e voluntários serão avaliados
Buda Mendes/FIFA/Getty Images
O Comitê Organizador Local (COL) divulgou, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (27.03) no Maracanã, no Rio de Janeiro, as datas previstas para os eventos-teste oficiais para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Os jogos serão realizados nas seis arenas que não receberam os jogos da Copa das Confederações em 2013, além de Brasília, que sediou apenas a abertura do torneio do ano passado.

O primeiro evento-teste oficial está agendado para a próxima quinta-feira (3.04), na Arena da Amazônia, em Manaus. De acordo com o diretor executivo do COL, Ricardo Trade, a operação na partida entre Resende (RJ) e Vasco (RJ), válida pela Copa do Brasil, será similar à da Copa do Mundo em aspectos de segurança, competição (preparação do gramado e gandulas), transporte, trabalho dos voluntários, limpeza, serviço aos espectadores e tecnologia. “Os eventos-teste são promovidos pelas sedes. O COL não tem responsabilidade na venda de ingressos e no credenciamento”, ressaltou Trade.

Em 26 de abril, a Arena Pantanal, em Cuiabá, receberá seu evento-teste oficial: Luverdense (MT) x Vasco, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Mas o gramado será inaugurado antes, em 2 de abril, diante de 20 mil torcedores. “Os estádios estão recebendo atenção grande por parte do governo federal. Dos três ainda não entregues – Arena Corinthians, Arena Pantanal e Arena da Baixada - dois têm testes confirmados. No dia 2, haverá Mixto x Santos, na Arena Pantanal, pela Copa do Brasil. E, no próximo sábado (29.03), haverá amistoso em Curitiba, na Arena da Baixada”, disse o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

O amistoso da Arena da Baixada citado pelo ministro será entre Atlético- PR e J. Malucelli, para um público de 10 mil pessoas. O evento-teste oficial da arena paranaense está previsto para meados de maio, ainda sem definição do confronto. Também estão agendados os seguintes jogos como eventos-teste oficiais: América/RN x ABC, em 3 de maio, na Arena das Dunas (Natal), pela Série B do Brasileirão; Internacional x Atlético-PR, em 10 de maio, no Beira-Rio (Porto Alegre), pela série A, e Corinthians x Figueirense (SC), no dia 17 de maio, também pela série A do Brasileirão, na Arena Corinthians (São Paulo). “Vamos fazer também um evento-teste em Brasília e pretendemos realizar um a mais em Manaus e em Cuiabá”, disse Ricardo Trade.



Estruturas temporárias

Necessárias para a instalação de equipamentos de transmissão e para a montagem das áreas de hospitalidade e de imprensa, as estruturas temporárias foram tema constante na coletiva de imprensa desta quinta. De acordo com o secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, a solução para o financiamento delas já foi encontrada em Porto Alegre e a resolução está encaminhada em São Paulo.

“Em Porto Alegre, o marco foi dado com a votação do projeto de incentivo fiscal na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que permitiu uma solução que garanta ao Internacional os recursos necessários para arcar com o compromisso das estruturas temporárias. Em São Paulo, ainda não está finalizada essa solução, mas estou confiante de que resolveremos em breve”, afirmou o secretario executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes.

Fernandes e o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, enfatizaram que a decisão de confirmar Curitiba como sede, em 18 de fevereiro, foi correta. "Manter Curitiba foi uma decisão acertada. Estão trabalhando muito bem, dentro do cronograma. Fizemos o certo”, disse Valcke.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...