.

.

Angolanos conhecem a cultura gaúcha no Acampamento Farroupilha

20/09/2013

Crédito: Divulgação
Com celulares, tablet e papel na mão, atentos a tudo, foi assim que um grupo de 22 Angolanos, estudantes da Unisinos, participantes de um convênio da universidade com uma empresa petrolífera da Angola, conheceram um pouco da história e das tradições gaúchas vivenciadas no Parque Harmonia. 

Os jovens participaram da Caminhada Guiada, oferecida pelo Turismo de Galpão, projeto piloto que acontece no Acampamento Farroupilha em 22 piquetes e que, durante a Copa do Mundo, ocorrerá em aproximadamente 100. Através do projeto, desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Turismo, Cultura, Secopa, 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha, os freqüentadores do Parque estão podendo vivenciar a cultura do RS participando de oficinas.

Maueth, estudante de engenharia mecânica, de 19 anos, foi o primeiro a provar o café de cambona feito pelo patrão Nico, do Piquete 38. “Muito forte o café”, disse o jovem, que também aproveitou para provar o pão com banha. Esses produtos foram oferecidos ao grupo logo na primeira parada da caminhada. No Piquete Lendas do Sul, segundo local visitado, eles puderam saber um pouco mais de uma das artes mais antigas do gaúcho: o trançado no couro cru. 

Apesar da seleção Angolana estar fora das eliminatórias Africanas, que já tem dez finalistas que disputam em novembro a fase de mata-mata, os jovens, que estarão em Porto Alegre no período do mundial já sabem para que equipe torcer. Indira Lukeny, estudante de economia, 19 anos, disse que vai torcer para o Brasil e aprovou o que viu no Parque. “Muito bonito, uma cultura diferente. Já tinha investigado um pouco sobre os costumes gaúchos antes de vir para cá e estou gostando bastante do que estou vendo”, comentou. 

O aluno de geologia, Sebastião, 19 anos, também deve torcer pela amarelinha. “A Angola participa poucas vezes de Copas do Mundo, então sempre acabo torcendo para o Brasil ou para Portugal, mas dessa vez, por estar morando no país vou torcer pelo Brasil”, destacou o estudante que pretende participar das atividades oferecidas na cidade durante a Copa do Mundo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...