.

.

Projeto “Pedala Piá”, em Porto Alegre, servirá turistas em 2014


Associação de ciclistas prepara série de iniciativas para incentivar uso da bicicleta

Os passeios promovidos pela ACZS sempre reúnem muitos ciclistas. Por conta de seu relevo plano, Porto Alegre é uma cidade propícia para a utilização da bicicleta, seja para trabalhar, praticar esportes, ou apenas como hobby. “Atualmente possui apenas 6 quilômetros de ciclovias, mas o Plano Diretor Cicloviário promete mudar isso em breve, e já para o ano da Copa do Mundo são esperados mais 40 quilômetros”, relata Paulo Roberto Alves, presidente da Associação Ciclística da Zona Sul (ACZS).

Aproveitando o momento favorável, a ACZS promete colocar em prática o Projeto “Pedala Piá” (piá, no linguajar gaúcho, significa menino) que além de incentivar a utilização da bicicleta pela população de Porto Alegre, irá disponibilizar passeios gratuitos aos turistas que estiverem por lá durante o Mundial. Em duas horas pretendem mostrar os principais pontos turísticos, guiados por estudantes de ensino da rede pública como forma de inclusão social.

A ideia inicial é disponibilizar bicicletas em oito pontos diferentes da cidade, sendo necessário apenas o preenchimento de um cadastro para utilização das mesmas. A partir daí, o turista poderá escolher de 10 a 12 roteiros que darão destaque aos prédios centenários, passando pelos principais parques e pela orla porto-alegrense. “Para todos poderem desfrutar do passeio, iremos atrás de patrocinadores para a compra de mais bicicletas, além de um apoio que já possuímos da Associação Comercial, que vai nos ajudar a viabilizar o projeto”, explica o presidente.

A iniciativa para buscar alunos interessados será feita através de palestras nas escolas municipais, e terá início no começo do ano letivo de 2011. Com o consentimento dos pais, os jovens terão aulas extracurriculares de inglês, espanhol e formação de guia turístico três vezes por semana, ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Rio Grande do Sul e pela Secretaria Municipal de Turismo (SMT).

À Associação caberá a parte prática de toda a engrenagem, ou seja, ensinar os estudantes a pedalar. “Serão passados à todos os interessados, regras de segurança e conhecimentos gerais sobre pilotagem”, revela Paulo Roberto. A entidade possui know-how suficiente para isso, pois treinou os guardas da Brigada Militar e da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), além de ter sido convidada para dar aulas de educação no trânsito aos moradores da Restinga, bairro da Zona Sul de Porto Alegre.

Fonte: Portal Copa 2014

Um comentário:

  1. Legal a iniciativa!

    Desfrutar de Porto Alegre, in natura, ao ar livre, é demais!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...