Associação de ciclistas prepara série de iniciativas para incentivar uso da bicicleta |
Os passeios promovidos pela ACZS sempre reúnem muitos ciclistas. Por conta de seu relevo plano, Porto Alegre é uma cidade propícia para a utilização da bicicleta, seja para trabalhar, praticar esportes, ou apenas como hobby. “Atualmente possui apenas 6 quilômetros de ciclovias, mas o Plano Diretor Cicloviário promete mudar isso em breve, e já para o ano da Copa do Mundo são esperados mais 40 quilômetros”, relata Paulo Roberto Alves, presidente da Associação Ciclística da Zona Sul (ACZS).
Aproveitando o momento favorável, a ACZS promete colocar em prática o Projeto “Pedala Piá” (piá, no linguajar gaúcho, significa menino) que além de incentivar a utilização da bicicleta pela população de Porto Alegre, irá disponibilizar passeios gratuitos aos turistas que estiverem por lá durante o Mundial. Em duas horas pretendem mostrar os principais pontos turísticos, guiados por estudantes de ensino da rede pública como forma de inclusão social.
A ideia inicial é disponibilizar bicicletas em oito pontos diferentes da cidade, sendo necessário apenas o preenchimento de um cadastro para utilização das mesmas. A partir daí, o turista poderá escolher de 10 a 12 roteiros que darão destaque aos prédios centenários, passando pelos principais parques e pela orla porto-alegrense. “Para todos poderem desfrutar do passeio, iremos atrás de patrocinadores para a compra de mais bicicletas, além de um apoio que já possuímos da Associação Comercial, que vai nos ajudar a viabilizar o projeto”, explica o presidente.
A iniciativa para buscar alunos interessados será feita através de palestras nas escolas municipais, e terá início no começo do ano letivo de 2011. Com o consentimento dos pais, os jovens terão aulas extracurriculares de inglês, espanhol e formação de guia turístico três vezes por semana, ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Rio Grande do Sul e pela Secretaria Municipal de Turismo (SMT).
À Associação caberá a parte prática de toda a engrenagem, ou seja, ensinar os estudantes a pedalar. “Serão passados à todos os interessados, regras de segurança e conhecimentos gerais sobre pilotagem”, revela Paulo Roberto. A entidade possui know-how suficiente para isso, pois treinou os guardas da Brigada Militar e da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), além de ter sido convidada para dar aulas de educação no trânsito aos moradores da Restinga, bairro da Zona Sul de Porto Alegre.
Fonte: Portal Copa 2014
Legal a iniciativa!
ResponderExcluirDesfrutar de Porto Alegre, in natura, ao ar livre, é demais!
Abraço!