Governo do RS debate realização do Campeonato Mundial Master de Atletismo

25/07/2013

A presidente da Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs) Renita Dametto recebeu, nessa quarta-feira (24), representantes de entidades esportivas para debater questões ligadas ao XX Campeonato Mundial Master de Atletismo 2013 (WMA-sigla em inglês). O evento é considerado um dos principais testes para a Copa no Estado e será realizado em Porto Alegre entre os dias 16 e 27 de outubro. 

Participaram do encontro os presidentes da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antonio Martins Fernandes, e da Federação de Atletismo do RS (Faergs) Marcos Andrade e da Associação Brasileira de Atletismo Master (Abram), Francisco Hypólito, além de integrantes da organização do Campeonato. 

Além do apoio da CBAt, ficou decidido que o presidente da Faergs será o coordenador técnico do WMA 2013 - torneio que conta com o apoio da Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer (SEL), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e da Fundergs. 

"Ficamos extremamente satisfeitos não só com a parceria, mas com a chancela da CBAt ao evento dessa grandeza e magnitude. O apoio deles qualifica a execução do evento desse porte", destacou Renita Dametto, também presidente do Conselho Deliberativo do WMA. 

Com a expectativa de receber cerca de 4,5 mil atletas de mais de 100 países, o XX Campeonato Mundial Master de Atletismo mobilizará diversas áreas, como segurança, saúde e voluntariado do RS. Esta é a primeira vez que o evento será realizado em um país da América do Sul. Para tanto, contará com o conhecimento e a experiência da CBAt. 
"Fazemos cerca de 15 eventos por ano, de grande porte, e várias participações internacionais com delegações. Temos expertise para desenvolver um evento na parte técnica e vamos colaborar com equipamentos que podem ajudar a desenvolver bem o evento", ressaltou Fernandes. 

Para o presidente da Faergs, a principal função da Federação é proporcionar ao atleta participar de uma competição bem organizada e com estrutura de grandes eventos. "Nosso objetivo é garantir a integridade do atleta no seu resultado", afirmou Andrade. 

Além da importância de contar com a participação de ex-atletas olímpicos que podem servir de espelho para novos adeptos e de colaborar para a divulgação da modalidade, Marcos Andrade destacou a oportunidade de intercâmbio de conhecimentos entre países participantes. "É uma vivência boa para os atletas e para a arbitragem. A nossa arbitragem aqui no RS é uma das mais completas do país", completou. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário