Acendimento da Chama Crioula e montagem do Acampamento Farroupilha abrem festejos no Estado

Tradicionalistas se reúnem para montar as estruturas na Capital
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
18/08/2013

Em Porto Alegre, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) começa a receber os galpões

O sábado ensolarado marcou o início dos festejos farroupilhas no Rio Grande do Sul, com o acendimento da Chama Crioula e montagem do Acampamento Farroupilha.

No distrito de Santo Amaro do Sul — uma comunidade de pescadores localizada a 18 quilômetros de General Câmara, uma cerimônia marcou o momento em que a chama extraída de uma lamparina mantida acesa desde 1814, na Igreja de Santo Amaro, foi passada para mais de 1,3 mil cavalarianos presentes no local, de acordo com estimativa da organização do evento.

Esses gaúchos, acampados no distrito, levarão a partir deste sábado, o fogo por municípios de todos os cantos do Estado, em diversas Regiões Tradicionalistas (RTs). O coordenador da 2ª RT, Ivan Botelho, explica que o acendimento se dá muito antes da Semana Farroupilha para que os cavalarianos possam chegar às cidades mais distantes a tempo.

— Tem quem vá até Quaraí, Uruguaiana, São Borja — diz Botelho, sobre os cavalarianos que carregam as centelhas para CTGs e piquetes, que mantêm a chama acesa até o 20 de Setembro.

Já em Porto Alegre, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), começa a virar palco do Acampamento Farroupilha. Às 7h deste sábado foi liberada a montagem dos galpões, que segue até o 30 de agosto.

A abertura está programada para 7 de setembro, com a chegada da chama crioula e o início das atividades oficiais. A programação da edição deste ano, que tem como tema "2013: O Rio Grande do Sul no imaginário social", inclui bailes, rodeio e competições de laço, rédeas e gineteadas.

Fonte: ZERO HORA


Nenhum comentário:

Postar um comentário