Curto-circuito causou incêndio em Mercado Público de Porto Alegre


28/07/2013

Mercado Público de Porto Alegre é uma referência da cidade, um verdadeiro patrimônio cultural. Mas recentemente esteve em destaque na imprensa não por sua importância histórica e sim por ser personagem de uma tragédia que provocou comoção nacional: um incêndio que destruiu 10% do prédio na noite de sábado, 6 de julho, que teve como causa um curto-circuito nas instalações elétricas de um restaurante que funcionava no segundo piso.

O laudo com a conclusão do acidente ainda não foi apresentado, mas a sobrecarga já foi identificada, falta ainda apurar a origem. Felizmente desta vez não houve perdas de vidas ou feridos, mas os prejuízos econômicos e culturais não diminuem a gravidade da situação, já que o incêndio destruiu total ou parcialmente oito restaurantes instalados no edifício de 144 anos, duas lojas e uma sala que guardava o acervo histórico e cultural do Mercado Público.

O que se sabe é que o calor consumiu a capa de fios que passavam pelo local e derreteu dutos de proteção, formando o foco de incêndio que se espalhou para as paredes e para o teto de três quadrantes, apoiado em madeira. A cobertura do vão central, instalada no década de 1990, não foi destruída porque é composta de material resistente ao fogo. Isso evitou que o teto desabasse sobre o piso térreo, onde está a maioria das 111 bancas do mercado.

A tragédia não teve maiores proporções pois os equipamentos de combate a incêndios (como hidrantes, mangueira e extintores) estavam funcionando e o fogo começou quando o mercado já estava fechado ao público e o restaurante onde ocorreu o curto-circuito já estava vazio. As poucas pessoas que ainda permaneciam no prédio tiveram tempo de sair e ninguém se feriu.

Mas fica aqui a lição: imprudência ou descaso com as instalações elétricas podem criar histórias dramáticas, sem direito a um final feliz.

Confira os estragos nas fotos de Cristine Rochol/PMPA












Nenhum comentário:

Postar um comentário