Beira-Rio terá espaço para cadeirantes ao abrigo da chuva

24/07/2013

A mobilização funcionou. Pressionado por reclamações de torcedores, o Inter definiu um novo local para cadeirantes no Beira-Rio após a reforma. Inicialmente, seriam destinados apenas dois pontos do estádio para pessoas em cadeira de rodas: na arquibancada inferior, atrás dos escanteios (confira ao lado). Ainda que o lugar seja nobre e dos mais próximos ao campo, quem ficar ali certamente sairá ensopado em dias de chuva.

Para resolver o problema, o clube construirá banheiros adaptados a pessoas com deficiência na nova área batizada de reservados (uma espécie de grande varanda atrás dos dois gols, no espaço entre a inferior e a superior). O acesso será por elevador.

_ Isso é para as pessoas terem alternativa em um dia de chuva. A ideia é não fazer quem usa cadeira de rodas ficar exposto _ afirma a vice-presidente do clube, Diana Oliveira.

Mas..

Durante a Copa, o local para os cadeirantes deve ser a área destinada na arquibancada inferior. Como o estádio ficará aos comandos da Fifa _ e os lugares atrás dos dois escanteios já cumprem as determinações exigidas _ o uso do espaço dos reservados depende de nova determinação da entidade. Resta torcer para que o bom senso prevaleça: é grande a probabilidade de chuva durante as partidas do Mundial no inverno gaúcho.

Skyboxes fora

Será praticamente inviável o acesso de cadeirantes à área dos skyboxes. A Brio, empresa que administrará novas áreas do estádio, explica que, devido a algumas características da estrutura em metal que fica sobre a antiga marquise, há degraus no setor e não haverá banheiros para pessoas com deficiência.

MP de olho

O Ministério Público instaurou inquérito civil para apurar eventual desrespeito aos cadeirantes no novo estádio. O MP enviou ofício à secretaria de Gestão pedindo uma vistoria na obra, mas não houve retorno até agora.

_ Esse local (na inferior) terá visão prejudicada pelas placas de publicidade e pelos repórteres no campo _ adverte o sócio Pablo André Flôres, autor do pedido de investigação ao MP.

Legenda para a imagem:

1 – Haverá lugares para pessoas com deficiência próximo aos vomitórios (túneis de entrada e saída) na inferior e na superior. Na superior também haverá assentos para obesos.

2 – Na área dos 59 reservados (espaço administrado pelo Inter atrás das linhas de fundo, entre a superior e a inferior) serão construídos banheiros adaptados para cadeirantes. Será a opção em dias de chuva _ o ingresso custará o mesmo.

3 – As duas áreas originais para cadeirantes no estádio ficam na inferior, atrás dos escanteios da Padre Cacique. São 60 espaços com assento para acompanhantes. Nesse ponto, há ainda assentos para pessoas com mobilidade reduzida.

Fonte: Nossa Copa



Nenhum comentário:

Postar um comentário