Bosco fala do meio-ambiente e da Copa do Mundo na OAB

06/06/2013

O secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, participou nesta quarta-feira, dia 5, da cerimônia de abertura do evento “O Meio Ambiente e a Copa do Mundo”, promovido pela Comissão Permanente de Direito Ambiental da OAB/ RS. Na ocasião, Bosco explicou como a cidade de Porto Alegre está se preparando para a Copa do Mundo FIFA 2014 e também dos benefícios que o mundial trará ao meio-ambiente.

O secretário falou da oportunidade de investimento que o evento está possibilitando à cidade. Um dos exemplos citados foi o Projeto Integrado Socioambiental, o PISA, que possibilitará à cidade passar de 27% para 80% do esgoto tratado. “Este é um projeto que a Copa do Mundo está proporcionando ao poder municipal tirar do papel e colocar em prática, dando mais qualidade de vida aos cidadãos”, comentou. 

Bosco falou também do benefício ambiental trazido pelos Bus Rapid Transit (BRTs), que reduzirão a emissão de gases poluentes com a utilização de um combustível limpo. Além disso, as estações de BRTs serão abastecidas por energia solar. “Todas essas medidas mostram a preocupação com a sustentabilidade”, enfatizou. 

Nos estádios também há essa preocupação. O secretário contou que para conseguir financiamento do BNDES, para a reforma do Estádio Beira-Rio, foi necessário a certificação ambiental LEED (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental), concedida pelo Green Building Council para construções verdes.  Com isso a sustentabilidade será vista em diversas partes do estádio que terá cobertura autolimpante, reutilizará água da chuva e a energia solar. 

O secretario falou ainda de um projeto que a Sulgás apresentou de transformação de resíduos orgânicos, produzidos nos estádios, em biometano, que poderá ser utilizado em veículos. A viabilidade do projeto em âmbito municipal será discutida com a Secretaria do Meio-Ambiente e DMLU.



Nenhum comentário:

Postar um comentário