.

.

GATO MORADOR DE MUSEU EM SÃO PETESBURGO VIRA ORÁCULO DA COPA DO MUNDO DA RÚSSIA

O gato Aquiles se aproxima da bandeira da Austrália ao prever resultado de 
um jogo do Grupo B da Copa das Confederações da FIFA, em foto de 22 de 
junho de 2017, em São Petesburgo, na Rússia (Foto: Olga Maltseva/AFP)

13/03/2018

Aquiles ganhou Fan ID da Fifa, documento que dá acesso aos estádios. Felino teve 100% de acertos em palpites na Copa das Confederações em 2017 e é apontado como sucessor do polvo Paul.

Aquiles, um gato que mora no museu Hermitage, em São Petesburgo, e que tem como “emprego” caçar ratos no local, foi escolhido como o oráculo oficial para a Copa do Mundo da Rússia.

Até mesmo a Fifa reconheceu o talento do felino e, na segunda-feira (12), concedeu a ele uma Fan ID, documento que deve ser apresentado pelos torcedores na entrada dos estádios junto com o ingresso.

No entanto, o presente é simbólico e Aquiles deve assistir aos jogos no museu mesmo, já que cães-guia são os únicos animais com acesso permitido nos jogos.

A fama do gatinho branco surgiu depois que ele teve 100% de acertos em seus palpites na Copa das Confederações do ano passado, também realizados na Rússia. Nos quatro jogos disputados em São Petesburgo, os funcionários do museu colocaram pratos com ração ao lado de bandeiras dos países envolvidos.

Nas três vezes em que ele se escolheu um prato, o país “eleito” venceu a partida. Na única ocasião em que ficou indeciso, o jogo terminou em empate.

Um detalhe ressaltado pelos funcionários é que Aquiles não perde a concentração e não sofre nenhum tipo de influência de qualquer torcida: gritos e assovios ou vaias não chamam sua atenção porque ele é surdo.

Segundo os fãs do gatinho, ele é o verdadeiro sucessor do polvo Paul, que fez muito sucesso na Copa do Mundo de 2010, ao acertar todos os resultados da seleção alemã nos jogos disputados na África do Sul. Ele acertou ainda que a Espanha seria a campeã daquela edição, superando a Holanda na final.

Polvo Paul durante previsão para a Copa de 2010, no aquário de Oberhausen, na 
Alemanha (Foto: Reuters)

O método usado com Paul, que vivia no aquário de Oberhausen, também envolvia a escolha de um recipiente de comida com a bandeira da seleção que venceria a partida.

Desde que Paul morreu, em outubro de 2010, diversos outros animais já foram apresentados como seus sucessores, mas nenhum conseguiu manter uma sequência de acertos digna de destaque.

Museu

Segundo a agência Gazeta Russa, o nome de Aquiles se deve à tradição do Hermitage de dar os nomes de pintores famosos e heróis míticos a seus animais funcionários.

O Hermitage e seus andares subterrâneos são historicamente lar de inúmeros gatos, que protegem as exposições. Os gatos do Hermitage também são considerados um dos símbolos de São Petersburgo; hoje o museu abriga mais de 50 deles.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...