.

.

FUTEBOL PELA AMIZADE SE ENCERRA NESTE DOMINGO EM SÃO PETERSBURGO

Crianças foram divididas em 8 equipes internacionais para o torneio 
de sábado Foto:Divulgação

01/07/2017

Projeto social da Gazprom reúne crianças de 64 países com missão de unir povos. Além de campeonato no sábado (1º), jovens atletas irão participar de fórum sobre valores do programa e assistir à final da Copa das Confederações da Fifa 2017, no domingo (2).

Neste fim de semana se encerra em São Petersburgo a 5ª temporada do programa social internacional infantil Futebol pela Amizade (F4F), organizado pela gigante de energia russa Gazprom, parceira oficial da Fifa e da Copa do Mundo de Futebol 2018. Os eventos finais da atual temporada tiveram início na última segunda (26).

O número de países dobrou na presente edição, para 64, reunindo delegações de Europa, Ásia, África, e América do Norte, Central e do Sul.

“Estou feliz com essa oportunidade única de estar em outro país, em uma final internacional, com jogadores de diversas culturas”, diz Juan Assis, atleta da categoria de base do Fluminense, que representa o Brasil.

A quinta temporada também apresenta novo formato. Em vez de representarem times de diferentes países, os jovens futebolistas, na faixa dos 12 anos, foram agrupados em oito equipes internacionais – os chamados Times da Amizade.

A mudança reforça o objetivo do evento, que, segundo os organizadores, é provar que a amizade independe de cor, sexo, religião e habilidade física.

“É muito bom fazer tantos amigos novos. Já fiz muitos amigos de outros países antes. Meu primo vive na Noruega, e foi ele quem cultivou em mim essa paixão pelo futebol”, diz a russa Arina Nagavkina-Stetskevich, da equipe Branca.

Os jovens atletas, acompanhados por funcionários de federações e associações de futebol, professores e pais, vêm participando de treinamento sob os olhares atentos de jogadores de futebol conhecidos e competidores anteriores.

“Quando estou em casa, vou para a escola toda manhã e depois, três dias por semana, treino futebol. Aqui, na Rússia, estamos tendo treinos e aulas por três dias seguidos. Eu gosto de fazer esportes e aguardo o dia do campeonato, porque eu realmente quero que meu time vença essa competição. Espero que os próximos dias sejam divertidos”, diz Tiago Philip, jovem embaixador de Portugal.

O primeiro Campeonato Internacional Futebol pela Amizade, que reunirá em campo meninos e meninas, será realizado neste sábado (1º).

No domingo (2) acontecerá ainda o 5º Fórum Infantil Internacional “Futebol Pela Amizade”, no qual as crianças poderão discutir com jogadores de futebol e jornalistas sobre os valores do programa e como promovê-los ao redor do mundo.

Os participantes, que tradicionalmente assistem juntos a uma partida de futebol ao final do Futebol pela Amizade, irão neste ano à final da Copa das Confederações da Fifa 2017, na Arena Zenit, também neste domingo.

Jornalismo jovem

Aspirantes a jornalistas também estão trabalhando no Centro Internacional de Imprensa Infantil junto com representantes adultos da imprensa. Além de informarem diretamente do local em São Petersburgo, por meio de seus próprios canais de TV e rádio, os jornalistas-mirins criam conteúdo para o site e redes sociais, produzem um jornal diário e preparam materiais para mídia esportiva.

Imprensa-mirim nos bastidores do "Futebol da Amizade" (Foto: Divulgação)
Fonte: Gazeta Russa

Cursos Online na área de Ciências Humanas e Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...