.

.

EUA SOFREM DERROTA POLÍTICA, E FIFA VAI ACEITAR OUTRAS CANDIDATURAS PARA A COPA DE 2026

EUA tem a expectativa de sediar mais uma Copa do Mundo, depois do 
sucesso em 1994 (Foto: Getty Images)

10/05/2017

Entidade antecipa prazo de escolha de 2020 para 2018 e mantém regra que impede mundiais seguidos no mesmo continente

Por Martín Fernandez, Manama, Bahrein

Os Estados Unidos sofreram uma grande e inesperada derrota política na Fifa nesta terça-feira. Junto com o Canadá e o México, os EUA tentaram uma manobra para evitar que a Fifa aceitasse outras candidaturas a sede da Copa de 2026. O movimento foi derrubado pelo do Conselho da Fifa – o órgão que toma as decisões mais importantes na entidade – que considerou a proposta pouco transparente e decidiu pelo veto.

A Fifa então estabeleceu um prazo de três meses para que novas candidaturas sejam apresentadas. Essas candidaturas serão analisadas no Congresso anual da entidade em 2018, pouco antes da Copa da Rússia. Dirigentes dos EUA ficaram bastante contrariados com a decisão do Conselho. Ainda assim, é muito provável que a candidatura tripla apresentada por México, EUA e Canadá seja a única apresentada.

A Copa de 2026 será a primeira disputada por 48 seleções, e a primeira cuja sede será escolhida no voto das 210 associações nacionais que compõem a Fifa. Até então, a decisão era tomada pelo antigo Comitê Executivo (hoje nomeado Conselho Fifa). Nesta terça-feira, o Conselho da Fifa também decidiu manter a regra que impede a realização de uma Copa do Mundo no mesmo continente que sediou a última ou a penúltima edição do torneio.

Na prática, isso impede que a Europa e a Ásia concorram por 2026 e 2030, já que os mundiais de 2018 e 2022 serão realizados nesses continentes (Rússia e Catar). A consequência da manutenção desta regra é que fica mais difícil o caminho para a China se candidatar em 2030, o que abre espaço para uma tentativa da Conmebol de levar a Copa do Mundo de volta para o Uruguai (junto com a Argentina) 100 anos depois do primeiro mundial.

Fonte: Globo Esporte


Cursos Online na área de Ciências Agrárias e da Terra
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...