.

.

RÚSSIA FICHARÁ TORCEDORES NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES E NO MUNDIAL

O objetivo, de acordo com o governo, é evitar a presença de hooligans, mas também 
verificará possíveis terroristas (Stanislav Krasilnikov/Getty Images)

03/04/2017

Explosão no metrô de São Petersburgo ligou alerta para reforço na segurança dos estádios para os dois próximos eventos no país

A explosão em São Petersburgo, na manhã desta segunda-feira, acendeu o alerta na Rússia para reforçar a segurança nos eventos esportivos que acontecerão nos próximos meses. Para especialistas em segurança, a Copa de 2018 na Rússia e a Copa das Confederações deste ano deverão testar todos os sistemas de segurança e medidas antiterroristas de Moscou.

Para tentar identificar todos os torcedores, o governo russo exigirá que todos os estrangeiros e grupos locais sejam fichados e carreguem sempre uma espécie de carteira de identidade, imprescindível para a entrada nos estádios e a utilização das linhas de transporte nas cidades. O governo russo afirma que o objetivo dos fichamentos será de evitar que hooligans entrem nos estádios, mas também poderá identificar suspeitos de envolvimento com terrorismo.

“Com relação às preparações para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, autoridades locais começaram a preparar um planejamento detalhado de segurança, desde que o país foi escolhido como sede”, disse a Fifa, em nota oficial lançada nesta segunda-feira. A entidade insiste que, apesar do trágico incidente, a segurança da cidade garante aos torcedores que ir até a Rússia não será um risco.

Questionado sobre a questão de segurança, uma vez que a Rússia enfrenta conflitos separatistas internos e também por envolvimento com a Síria, o governo local não demorou para rebater que Paris também sofreu atentados e, ainda assim, conseguiu organizar a Eurocopa de 2016 sem qualquer incidente. Alguns dias depois do fim do torneio, a França foi marcada por outro atentado: em Nice.

“As medidas para garantir a segurança desses torneios já estão sendo implementadas”, disse o presidente do Comitê Russo Antiterrorismo, Igor Kulyagin. Nesta segunda-feira, após as explosões, o presidente Vladimir Putin afirmou que anunciará novas medidas de segurança para o setor de transportes.

Fonte: Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...