.

.

MOSCOU DEVE SER UMA DAS PRIMEIRAS CIDADES DO MUNDO COM REDE 5G EM 2020

A prefeitura de Londres também anunciou que planeja mudar sua rede de 
dados para o padrão 5G. Foto:AP

12/04/2017

Capital concorre com Londres ao título; rede será testada na Copa de 2018.

A prefeitura de Moscou está consultando operadoras de telefonia celular para negociar a criação de um consórcio para desenvolver redes de dados 5G na cidade, segundo divulgou o jornal “Kommersant” na última sexta-feira (7). A expectativa é de que a nova rede 5G seja instalada em 2020.

O mercado de telecomunicações de Moscou está dividido em quatro grandes empresas: as operadoras russas Megafon, VimpelCom e MTS e a europeia Tele2, que iniciou suas atividades na capital russa em 2015.

“O consórcio pode criar bases para o desenvolvimento conjunto desta tecnologia por todas as operadoras”, disse Konstantin Prokshin, chefe de comunicações estratégicas da Tele2.

“O apoio das autoridades é importante para as operadoras porque questões como desenvolvimento de equipamentos e fornecimento de energia só podem ser resolvidas em conjunto com elas”, afirmou Yúlia Dorokhina, chefe de comunicações da Megafon.

Rivalidade com Londres

A prefeitura de Londres também anunciou que planeja mudar sua rede de dados para o padrão 5G assim que este estiver disponível, segundo publicou o jornal “Financial Times”. Para isso, foi assinado um contrato multimilionário com a empresa Cornerstone, controlada pelas operadoras Vodafone e O2, que prevê a atualização da internet sem fio na cidade.

“Capitais de todo o mundo irão competir para ser a primeira cidade a migrar totalmente para o 5G”, disse Prokshin, que acredita que Moscou pode se tornar uma das cidades líderes no desenvolvimento da rede. “O mercado de telefonia móvel de Moscou é um dos mais desenvolvidos do mundo, com um custo baixo de serviços e alta qualidade”, acrescentou.

Durante a Copa do Mundo da FIFA de 2018 na Rússia, a Megafon planeja instalar zonas de teste para o uso da rede 5G, segundo informou Dorokhina. “Uma das principais vantagens da nova rede é sua enorme capacidade. Os usuários recebem sinal de alta qualidade mesmo em lugares com uma grande concentração de pessoas, como estádios e estações de trem”, disse ela.

Rede 5G hoje

As especificações para a rede 5G ainda estão sendo desenvolvidas, mas sabe-se que poderá alcançar a velocidade de 100 megabits por segundo em grandes cidades. “O que exatamente essa ‘quinta geração’ poderá fazer ainda não está claro”, disse Vladímir Korovkin, chefe do setor de Inovações e Tecnologias Digitais da Escola de Administração de Moscou.

Segundo ele, o principal foco dos desenvolvedores da nova rede é fornecer um sinal de alta velocidade e uma ampla cobertura, essenciais para o uso em massa de redes M2M (máquina para máquina) e para a introdução da Internet das Coisas.

Fonte: Gazeta Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...