.

.

EUA, MÉXICO E CANADÁ PREPARAM CANDIDATURA PARA COPA DE 2026

Última Copa na América do Norte foi a de 1994, nos Estados Unidos (Nelson Coelho/VEJA)
 
11/04/2017

Países da América do Norte desejam receber o primeiro Mundial com 48 seleções

Estados Unidos, México e Canadá, os três países que formam a América do Norte, estão se preparando para apresentar uma candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo de 2026, a primeira a ser disputada no formato com 48 seleções. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (06/4) pelo jornal inglês “The Guardian”.

“Canadá, Estados Unidos e México estão negociando essa candidatura conjunta. A ideia existe há bastante tempo, as discussões continuam e será muito entusiasmante se for concretizada a proposta”, afirmou ao jornal o presidente da Concacaf (Confederação das Américas do Norte e Central e do Caribe), Victor Montagliani. “Estamos muito otimistas com a ideia, que é um forte sinal do que o futebol pode fazer para unir esses três países.”

O projeto da candidatura conjunta surge em um momento de tensão entre Estados Unidos e México, causado pela iniciativa do presidente norte-americano Donald Trump de construir um muro para separar os dois países e obrigar os mexicanos a pagar por ele.

Pelo rodízio instituído pela Fifa, a Copa de 2026 não poderá ser feita na Europa nem na Ásia, continentes que receberão os dois próximos Mundiais. Assim sendo, é pouco provável que surja um adversário forte para a candidatura da América do Norte.

Um empecilho pode ser a decisão de Trump de proibir temporariamente a entrada nos Estados Unidos de cidadãos de seis países de maioria muçulmana (Irã, Somália, Sudão, Iêmen, Síria e Líbia). Gianni Infantino, presidente da Fifa, afirmou recentemente que é obrigatório que jogadores e torcedores de todos os participantes da Copa tenham livre acesso ao país que sedia o evento.

O México já foi sede de duas Copas, a de 1970 e a de 1986. Já os Estados Unidos receberam o Mundial de 1994.

Fonte: VEJA.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...