.

.

Amistosos: Seleção dos Estados Unidos volta a Havana e vence Cuba

Primeiro jogo realizado entre as duas equipes na ilha em 69 anos terminou 2 a 0 
para os americanos | Foto: Kevin C. Cox / Getty Images North America / AFP / CP

08/10/2016

A quase inexistente relação entre os Estados Unidos e Cuba desde que Fidel Castro assumiu o poder na ilha caribenha, em 1959, fez com que as seleções de futebol dos dois países ficassem longos 69 anos sem disputar amistosos. O tabu chegou ao fim nesta sexta-feira, quando os norte-americanos visitaram Havana e venceram por 2 a 0, em um jogo histórico.

Com a recente aproximação e a gradual retomada das relações entre Cuba e Estados Unidos, o amistoso jogado nesta sexta-feira foi mais um ato diplomático/esportivo. Em maio do ano passado, o New York Cosmos, mais icônico clube de futebol dos EUA, fez a primeira viagem a Cuba de um time profissional norte-americano – de qualquer modalidade – em 16 anos.

Depois, em março deste ano, o Tampa Bay Rays jogou em Havana contra a seleção de Cuba de beisebol, em partida assistida pessoalmente pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e pelo líder cubano Raúl Castro, em meio à primeira visita de um presidente norte-americano a Cuba em 88 anos.

O resultado do amistoso desta sexta-feira, assim, era o menos importante. O jogo valia como teste para os Estados Unidos, que, em novembro, enfrentam o México pela primeira rodada da última fase das Eliminatórias da Concacaf para a Copa de 2018. Cuba, que até jogou a Copa Ouro do ano passado, não vence pelas Eliminatórias desde 2008 e já foi eliminada da corrida para a Rússia faz tempo. Wondolowski e Green fizeram os gols da partida.


Cursos Online na área de Ciências Humanas e Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...