.

.

Porto Alegre: Desfile Temático celebra fatos marcantes da Revolução Farroupilha

Desfile Temático celebra fatos marcantes da Revolução Farroupilha | Foto: Samuel Maciel      

19/09/2016

Evento foi composto por dez Invernadas, formadas por 1,4 mil pessoas

O Desfile Temático – Espetáculo A República das Carretas, que foi realizado neste domingo (18/9) na avenida Edvaldo Pereira Paiva, foi composto por dez Invernadas temáticas, formadas por 1,4 mil pessoas, integrantes dos Centro de Tradições Gaúchas, Departamento de Tradições Gaúchas, Piquetes, Associações e convidados. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de duas mil pessoas assistiram ao desfile.

Através de elementos cênicos, indumentária gaúcha e performances de teatro e dança, os grupos apresentaram ao público os fatos marcantes da Revolução Farroupilha, inspirados na obra homônima do escritor gaúcho Barbosa Lessa, de 1986 - República das Carretas, que retrata a importância que tiveram as carretas no período Farroupilha no Rio Grande do Sul. A música ficou por conta de Alexandre Brunetto e o grupo Santa Fé, em homenagem à obra de Barbosa Lessa.

As invernadas se dividiram entre “República - uma ideia”, “O Poder das Ideias”, “A Proclamação da República”, “A Instalação do Governo”, “Os Italianos na Revolução”, “A República em Carretas”, “Símbolos da República Riograndense”, “Ponche Verde” e “A Nova República”. A 11ª Invernada foi uma homenagem aos 50 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), comemorados em 28 de outubro. O MTG atua nas áreas artísticas, culturais e campeiras, e reúne 1.700 CTG’s filiados, além das demais entidades tradicionalistas, das quais participam cerca de 1 milhão e 200 mil pessoas.

Segundo o presidente da Fundação Cultural Gaúca (FCG) - MTG, Nairo Callegaro, a realização do desfile no dia 18 de setembro é um fator positivo. Segundo ele, o evento nesse formato ganha maior destaque e os artistas encontram um espaço privilegiado para trabalhar. “O espetáculo apresentou todo o contexto histórico desta época tão importante para o nosso Estado”, destacou Nairo.


Cursos Online na área de Ciências Agrárias e da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...