.

.

RS OLÍMPICO 2016



31/07/2016

Acompanhe aqui um breve histórico sobre a preparação dos atletas gaúchos para as Olimpíadas Rio 2016, a participação de atletas do Estado e números importantes sobre o maior evento esportivo do planeta. 

O BRASIL NAS OLIMPÍADAS RIO 2016

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 serão disputados em 42  Modalidades Esportivas. O Brasil terá uma delegação com cerca de 400 atletas nos Jogos do Rio. De acordo com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman a meta é a conquista de 23 a 30 medalhas e um lugar entre os dez países mais bem colocados no ranking final do evento.

O RS NAS OLIMPÍADAS RIO 2016

O RS será representado por 35 atletas nos Jogos Olímpicos do Rio.

No dia 24 de março, os remadores William Giaretton e Xavier Magi, do Grêmio Náutico União, na categoria double- skiff, conquistaram a vaga olímpica ao vencerem uma prova em Valparaíso, no Chile. A esgrima gaúcha, representada pelo Grêmio Náutico União, terá a presença de Guilherme Toldo no Rio.

Roberto Schmits, gaúcho de Canela, será o representante do Brasil na prova de fossa olímpica, do tiro esportivo, no Jogos do Rio. O atirador de 46 anos ganhou a disputa interna e ficou com a vaga destinada ao Brasil como país-sede. Janice Teixeira, natural de Osório, irão disputar a fossa olímpica feminina.

A natação gaúcha já tem as presenças confirmadas de Gracielle Hermann e André Pereira. Gracielle esteve nos Jogos de Londres, com apenas 20 anos e agora mais experiente, tem chances de medalha na prova dos 50 metros livres. André Pereira integrará a equipe brasileira de Revezamento 4x200m.

No atletismo, o atleta Pedro Burmann, da Sogipa e que treina no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) está classificado para os Jogos Rio 2016.  O atleta  Lutimar Abreu Paes, 27 anos, de Cruz Alta, foi medalha de ouro no Campeonato Ibero-Americano, em maio, e garantiu a sua presença nos Jogos Olímpicos do Rio. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) confirmou no dia 4 de julho a lista oficial dos 66 competidores que iorão representar o Brasil no atletismo dos Jogos Olímpicos do Rio e entre eles os gaúchos Pedro Byrmann, Luthimar Abreu Paes e Fernanda Borges, atleta natural de Santa Cruz do Sul, que irá disputar a prova do Lançamento do Disco.

Na Vela, classe 470, a dupla do Clube dos Jangadeiros, Fernanda Oliveiral e Ana Barbachan estão classifcadas para os Jogos do Rio. Ainda na vela, na classe Nacra 17, o gaúcho, de São Leopoldo, Samuel Albrecht, do Clube Veleiros do Sul, de Porto Alegre, fará dupla com a carioca Isabel Swan. 

No Rio Grande do Sul, uma das modalidades com mais tradição olímpica é o judô. Nos Jogos do Rio, o RS terá mais uma vez uma boa representação de judocas. Os atletas Felipe Kitadai, Mayra Aguiar e Maria Portela estão classificados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.  

Nos esportes coletivos, as convocações finais ainda não ocorreram em algumas modalidades. No futebol, no entanto, a convocação já ocorreu, com a chamada de 18 atletas. Entre eles estão William e Rodrigo Dourado do Internacional, Luan e Wallace do Grêmio e o gaúcho Fernando Prass, natural de Viamão que joga no Palmeiras.  Douglas Costa que nasceu em Sapucaia do Sul e atualmente joga no Bayern de Munique da Alemanha, foi convocado mas sofreu uma lesão e teve que ser cortado da Olímpiada. No futebol feminino, o técnico Oswaldo Alvares, o Vadão confirmou duas gaúchas entre as 18 convocadas para os Jogos Rio 2016. São elas a zagueira Monica e a meia Andressinha. As duas jogam em equipes profissionais nos Estados Unidos. Monica defende o Orlando City e Andressinha joga no Houston Dash.

No basquete, o gaúcho Vitor Faverani esteve na primeira lista oficial de 14 atletas convocados no mês de junho, mas sofreu uma lesão no joelho direito e está fora das disputas dos Jogos Olímpicos.

No vôlei, os RS terá como representantes Lucão, atleta natural de Canoas que joga atualmente no Sesi-SP, Eder Carbonara e a porto-alegrense Fernanda Garay que atualmente atua defende a equipe do Dínamo da Rússia. 

O Rio Grande do Sul terá duas atletas na Seleção Brasileira de Rugby nos Jogos Olímpicos do Rio. As atletas Luiza Campos e Raquel Kochhan, do Charrua Rugby, de Porto Alegre, foram convocadas pela Confederação Brasileira de Rugby. Luiza, 24 anos, é natural da Capital gaúcha, enquanto Raquel, 23 anos, é natural de Saudades (SC) mas atua no rugby gaúcho. 

O handebol terá três gaúchos: a goleira Babo, de Novo Hamburgo, a armadora Deonise, de Santa Rosa, e o pivô caxiense Alexandro Pozzer, o Tchê. 

A canoagem velocidade terá o porto-alegrense Edson Isaias Freitas da Silva, o Edinho, e Gilvan Robeiro, de Cruz Alta.

O representante brasileiro no golfe masculino será Adilson da Silva, de Santa Cruz do Sul.

Confirmados:

1) Mayra Aguiar - Judô;
2) Maria Portela - Judô;
3) Felipe Kitadai - Judô;
4) William Giaretton - Remo;
5) Xavier Magi - Remo;
6) Fernanda Oliveira - Classe 470 de Vela;
7) Ana Barbachan - Classe 470 de Vela;
8) Samuel Albrecht - Classe Nacra 17 da Vela;
9) Guilherme Toldo - Esgrima;
10) Gracielle Hermann - Natação;
11) André Pereira - Natação;
12) Pedro Burmann - Atletismo;
13) Lutimar Paes - Atletismo
14) Fernada Borges - Atletismo;
15) Luiza Campos - Rugby;
16) Raquel Kochhan - Rugby;
17) Monica - Futebol Feminino;
18) Andressinha - Futebol Feminino; 
29) Luan - Futebol Masculino;
20) Wallace - Futebol Masculino; 
21) William - Futebol Masculino;
22) Rodrigo Dourado - Futebol Masculino;
23) Fernando Prass - Futebol Masculino.
24) Janice Teixeira - Tiro Esportivo;
25) Roberto Schmits - Tiro Esportivo.
26) Fernanda Garay - vôlei
27) Lucão - vôlei
28) Éder Carbonera - vôlei
29) Eduardo Menezes - Hipismo
30) Adilson da Silva - Golfe
31) Gilvan Ribeiro - Canoagem Velocidade
32) Edson Isaias Freitas da Silva - Canoagem Velocidade
33) Bárbara Arenhart - Handebol
34) Deonise Fachinello - Handebol 
35) Alexandro Pozzer - Handebol

Desta lista, cinco altetas nasceram fora do Rio Grande do Sul: Pedro Burmann (altetismo) e Felipe Kitadai (judô), que representam e atuam pela Sogipa, Luan e Wallace que representam e atuam pelo Grêmio e Raquel Kochhan, do Charrua Rugby de Porto Alegre.

O RS NAS PARALIMPÍADAS RIO 2016

O RS  tem 8 paratletas convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, que serão realizadas de 7 a 18 de setembro. Confira a listas dos gaúchos convocados:

01 - Alex Celente - Goalball - Acergs
02 - Alex Pires - Atletismo - Sogipa
03 -Fabio Damaceno– Esgrima em Cadeira de rodas – Asasepode/GNU
04 - Giovane Guizone - Esgrima em Cadeira de rodas – Asasepode/GNU
05 - Mônica Santos - Esgrima em Cadeira de rodas – Asasepode/GNU
06 - Geraldo Rosenthal – Tiro Esportivo - Asasepode
07 - Ricardo Alves, o Ricardinho – Futebol 5 - Agafuc
08 - Roberto Alcalde Rodriguez - Natação – Clube de Regatas Vasco da Gama de Bagé

O BRASIL NAS OLIMPÍADAS DE LONDRES 2012

Em 2012, nas Olimpíadas de Londres, o Brasil conquistou 17 medalhas – o maior resultado brasileiro no quadro geral de medalhas de todos os tempos. Desde os Jogos de Atlanta em 1996 o Brasil conquista dez ou mais medalhas.

O RS NAS OLIMPÍADAS  DE LONDRES 2012

Nesta edição, o Rio Grande do Sul participou das conquistas brasileiras com a medalha de bronze de Mayra Aguiar no judô e dos atletas de vôlei Fernanda Garay, medalha de ouro no vôlei feminino, Murilo, Thiago e  Lucão com a medalha de prata do vôlei masculino. A delegação brasileira era composta por 259 atletas, sendo 13 gaúchos.

Foram eles:

- MAYRA AGUIAR/JUDÔ
- MARIA PORTELA/JUDÔ
- MAURINE GONÇALVES/FUTEBOL
- FERNANDA OLIVEIRA/VELA
- ANA BARBACHAN/VELA
- DAIANE DOS SANTOS/GINÁSTICA ARTÍSTICA
- GRACIELLE HERRMANN/NATAÇÃO
- MURILO ENDRES/VÔLEI
- LUCAS SAATKAMP/VÔLEI
- THIAGO ALVES/VÔLEI
- FERNANDA GARAY/VÔLEI
- FABIANO PEÇANHA/ATLETISMO
- GUILHERME TOLDO/ESGRIMA

Fonte: Governo do Rio Grande do Sul

Nota: O Porto Alegre na Copa deseja a todos os atletas gaúchos que irão participar dos jogos olímpicos, boa sorte e muito sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...