.

.

Neymar encabeça lista de astros inscritos no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Neymar é a estrela do Brasil na briga pelo ouro inédito 
Foto: Getty Images/Buda Mendes

28/07/2016 

Seleções definem atletas que disputarão a competição. Alemanha terá campeão mundial, e Estados Unidos chegam fortes pelo penta no feminino

A cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016 acontece no dia 5 de agosto. Dois dias antes, porém, os olhos do mundo já estarão voltados para as arenas, com o início do torneio de futebol. E expectativa está ainda maior agora que foram anunciados os atletas que brigarão por medalhas. Ao todo, são 288 jogadores das 16 seleções masculinas, enquanto do lado feminino são 216 jogadoras de 12 países. 

Nesta edição, o brasileiro Neymar é a atração principal e espera repetir o sucesso da Copa das Confederações de 2013, vencida em casa pelo Brasil. Trata-se da inspiração para o ouro inédito e tão esperado. 

Mas os anfitriões não terão moleza. Um dos principais adversários é a Colômbia, de Teo Gutierrez, que jogou a última Copa do Mundo. Outra parada dura é o México de Oribe Peralta, atacante que marcou quatro gols no caminho para o ouro dos Jogos Londres 2012, um deles na final contra o próprio Brasil. 

Oribe Peralta comemora gol sobre a Suíça em Londres 2012 
Foto: Getty Images/Julian Finney

É raro para qualquer seleção masculina ter um campeão de Copa do Mundo no elenco Olímpico. Mas Matthias Ginter, que participou do título da Alemanha em 2014, está confirmado em sua seleção. Os alemães chegam fortes com os gêmeos Lars e Sven Bender, convocados após a ausência na Copa de 2014. 

Vencedora do ouro nos Jogos Atlanta 1996, a Nigéria tem a experiência do meia do Chelsea John Obi Mikel. Também de Londres vem o atacante Son Heung-min, do Tottenham Hotspur, é sem dúvida a estrela da seleção da República da Coreia. 

Força das mulheres 

Qualquer um que tenha assistido à Copa do Mundo feminina no ano passado estaria ansioso pelo torneio feminino de futebol nos Jogos Rio 2016. É a oportunidade de rever as meninas dos Estados Unidos, donas de quatro das cinco medalhas de ouro disputadas na história Olímpica. O elenco atual tem sete medalhistas, entre elas a goleira Hope Solo, que espera conquistar seu terceiro ouro no Rio, e a meia Carli Lloyd, eleita a melhor do mundo pela Fifa em 2015. 

EUA venceram o torneio classificatório continental para os Jogos 
Foto: Getty Images/Scott Halloran 

Um dos principais rivais das americanas é o Brasil. As donas da casa serão lideradas mais uma vez por Marta, eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo, e pela experiente Formiga, de 38 anos, que vai para sua sexta participação em Jogos Olímpicos. Ela esteve em todas as disputas do futebol feminino, a primeiro em Atlanta 1996. 

No site oficial da Fifa você encontra a lista completa das seleções masculinas e femininas, além das principais notícias dos jogos Rio 2016.

Fonte: RIO2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...