Erechim se prepara para receber a Tocha Olímpica

Arquivo SECOM/PME

30/06/2016

Em reunião com órgão de segurança, saúde, secretarias e entidades do município, últimos detalhes para a recepção da Tocha foram alinhavados

    Os jogos Olímpicos iniciam no dia 5 de agosto no Rio de Janeiro, mas todo o espírito esportivo dos jogos já está circulando no país. E, este domingo, dia 3 de julho de 2016, será uma data que ficará marcada na história de Erechim, pois a Tocha Olímpica será recepcionada no Rio Grande do Sul pela nossa hospitalidade e cultura.

    Na tarde desta terça-feira (28) foi realizada uma reunião com os representantes dos órgãos de segurança, saúde, secretarias e entidades do município para organizar os últimos detalhes para a realização do evento.

Modificações no trânsito

    As pessoas que vierem assistir a passagem da Tocha, devem ficar atentas para as modificações no trânsito. 

    Será proibida a circulação de veículos, de acordo com o Decreto nº 4.350, das 8h as 17 horas de domingo (3) nas Ruas Torres Gonçalves, Alemanha, Argentina, nas Avenidas Presidente Vargas, Tiradentes, Maurício Cardoso, e Sete de Setembro, e também a Praça da Bandeira em frente a Prefeitura.

    Os veículos que estiverem estacionados no horário citado a cima, ou que por alguma razão insistirem em passar por estas vias estarão sujeitos a multa e serem guinchados.
    Conforme informações da Diretoria de Trânsito, já no sábado a noite (2), os agentes de trânsito estarão sinalizando os locais onde o estacionamento estará proibido e orientando os motoristas, sobre essa definição.

    Para o cuidado com o Trânsito, além de 25 agentes de trânsito, terá o reforço de 28 pessoas da Defesa Civil e cinquenta motoqueiros do grupo Aves de Rapina. Os patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal e Estadual e mais 15 homens do Exército para auxiliar nos cuidados e nas orientações aos motoristas.

    Vale ressaltar que a entrada do município pela BR 153 estará trancada, próximo ao estádio Colosso da Lagoa, para a concentração da comitiva da Tocha Olímpica.

Segurança

    Visando garantir a segurança tanto dos condutores da Tocha Olímpica, como da população em geral que estará prestigiando o evento, será montado um aparato com mais de 200 homens.  

    O 13º Batalhão da Polícia Militar, o Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Passo Fundo, e a Polícia Civil de Porto Alegre, juntos terão um efetivo de 90 homens. O Exército Brasileiro estará presente com 60 homens para a segurança.

    Ressaltamos que o uso de drones será liberado, mas o mesmo não poderá avançar sobre a célula da Tocha, sob pena de o equipamento ser apreendido.

Saúde

    Também serão disponibilizados cinco ambulâncias para o caso de ocorrer qualquer necessidade de atendimento médico durante o evento.

    Conforme a Secretaria de Saúde, a ambulância do Samu estará posicionada na Avenida Presidente Vargas, próxima a Catedral São José, com saída liberada em direção a Fundação Hospitalar Santa Terezinha, já a Unimed colaborará com duas ambulâncias, uma estacionada na Avenida Comandante Kramer, com saída para o Hospital de Caridade, e a outra estará próxima ao Ypiranga, na Avenida Sete de Setembro.

    Além dessas três, outras duas ambulâncias (Cidadã e do Corpo de Bombeiros) estarão em suas bases, em alerta para qualquer ocorrência.
    
Solidariedade

    A Central de Doações estará presente com quatro caixas de coleta de roupas e cobertores, que estarão espalhadas pela Praça da Bandeira, para que quem vier prestigiar o evento possa trazer as suas doações.

    Destacamos que na Avenida Sete de Setembro, próximo a Praça Prefeito Jayme Lago, terá o Varal Solidário, onde quem precisa poderá pegar um agasalho.
Alimentação

    Existe a orientação para que quem possui autorização para a comercialização de alimentos em pontos fixos, no trajeto da Tocha Olímpica, se desloque para os pontos que serão orientados pelo Desenvolvimento. Para esclarecer qualquer dúvida basta entrar em contato pelo telefone (54) 3522-3479.

Apresentações artísticas

    Para abrilhantar ainda mais o evento, diversas apresentações artísticas e culturais acontecerão, sempre no lado esquerdo das vias.  A Tocha será recebida pelos cavalarianos do MTG, sendo entoado o hino riograndense em violino pelos irmãos Tiago e Vinícius Woicolesko e antes da largada.

As apresentações seguem por todo o percurso a cargo das seguintes entidades, escolas, municípios e organizações, como:

ADAU; Associação do Bairro Progresso; URI; Escola Estadual Bela Vista; Escola Estadual Profª Helvética; Integrantes Banco de Sangue Erechim; Escola Estadual Salgado Filho; Escola Estadual Érico Verissimo; Escola Estadual Haidée;  Lions Clube Erechim; Escola Estadual Sete de Setembro; Escola Estadual Lourdes Galeazzi; Escola Estadual Santo Agostinho; Grupo Órion – Igreja Adventista; Escola São José; Instituto Barão do Rio Branco; Jupem; Orquestra; Grupos de Melhor Idade; 15ª CRE; Encontro Internacional de Bandas Marciais; Grupo Avanti; Gille; Stela Alpini; Festa di Bacco; Grupos de Mariano Moro; Aratiba; Paulo Bento; São Valentim, entre outros municípios da região; Banda e alunos da Escola Normal José Bonifácio; Colégio Estadual Prof Mantovani; Grupo Vicentini Del Mondo; Escola Estadual Dr. Sidney Guerra; Grupo Artes Marciais – Taekwondo; Escola Estadual Profº João Germano Imlau; Escola Estadual Victor Issler; Escolas Estaduais La Salle e Antonio Burin; Grupo de cantos, Etnia Polonesa; Rotary; Apresentação Novos Talentos; MTG; Bandas e Escolas Municipais; Escola de Aviação Civil Aeroclube de Erechim farão acrobacias durante o percurso.

    Para encerrar será realizado um show com Chiquito (Grupo Chiquito e Bordoneio) e Gildinho (Grupo Os Monarcas), que cantarão “Erechim, história e canto”, acompanhado do Grupo Folclórico Polonês de Erechim-Jupem, Coral Cantares e a Orquestra Municipal de Belas Artes de Erechim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...