.

.

TOCHA OLÍMPICA: A CHAMA DA PAIXÃO PELO ESPORTE



04/06/2016

Por Lais Leon e Milena Cerqueira

A cada 4 anos, em países diferentes, acontecem as chamadas Olimpíadas, evento mundial voltado a atividades esportivas. Originado em Atenas, no ano de 1896, o espetáculo tem se consolidado culturalmente no mundo inteiro, e agora, pela primeira vez ocorrerá no território brasileiro. Embora tenha a fama de ser o país do futebol, o Brasil possui atletas habilidosos que o representam em todas as categorias. Tendo como sede a cidade do Rio de Janeiro, o evento proporcionará competições de 42 modalidades esportivas e carregará a seguinte temática: “Viva sua paixão”.

A 65 dias das Olimpíadas 2016, os preparativos já estão se encaminhando. A tocha olímpica, considerada o símbolo do início da festa, está percorrendo cidades do país inteiro. Começou o seu trajeto na capital (Brasília), no dia 05 de Maio, pretendendo parar no Rio de Janeiro, sede do evento, no dia 04 de Agosto. A tocha chegou em Pernambuco na última segunda-feira (30/05), sendo levada por várias celebridades, fazendo sua passagem no município de Garanhuns e finalizando em Goiana.

Camila Coutinho, Magrão e um time de blogueiros e youtubers convidados para a 
maratona da tocha no Recife. Foto: Wander Roberto/Divulgação

Fizemos uma breve entrevista com Ana Elza Milhazes, uma das pessoas privilegiadas que conduziu o famoso símbolo olímpico. Estudante de 17 anos, contou-nos um pouco sobre sua experiência:

– Depois de participar de um processo tão importante do evento mundial, o que as Olimpíadas representam para você hoje?

"Participar desse processo me mostrou ainda mais a importância olímpica, porque na Grécia, por exemplo, país de origem, eles paravam as guerras para acompanhar o evento, e, no atual momento que o Brasil está vivendo, é muito importante que paremos com as “guerras” e valorizemos os esportes e as alegrias trazidas por eles, que só ensinam, somam e nos amadurecem. A olimpíada representa pra mim não só um evento esportivo, mas também cultural e social, capaz de proporcionar união entre os brasileiros."

- Qual é a sensação de segurar a tocha?

"Segurar a tocha é uma sensação indescritível; segurar a chama olímpica, acesa em Atenas há anos, é fantástico. Sensação única!"

- Você gosta de esportes?

"Sou completamente apaixonada por esportes. Faço questão de jogar diversas modalidades e aprender suas regras. O momento olímpico pra mim é muito importante; fico ligada em tudo, assistindo a todas as competições."

- Quais foram as orientações que lhe deram para guiar a tocha?

"As orientações foram focadas em estar seguro e não atrapalhar o comboio. Basicamente falaram para ficarmos com a tocha erguida, e, em caso de chuva, coloca-la mais embaixo, para não apagar a chama. Também nos falaram que, ao descer do ônibus, deveríamos ficar no canteiro; lá teriam pessoas para auxiliar a ida ao meio da pista para acendê-la. A tocha deve estar na mão direita, e precisávamos lembrar dos dois ‘s’: Sorrir e segurar (risos).!"

–  Como se dá o processo de seleção?

"Os processos são diferentes de acordo com os patrocinadores. Coca-Cola, Bradesco e Nissan, cada um usou um método diferente, contando com a participação de voluntários. A Coca fez uma promoção chamada ‘isso é ouro’, na qual contei sobre minha paixão por esportes desde a infância, e acabei sendo selecionada. Não é um processo imediato, primeiro fui pré-selecionada em Setembro de 2015, mas o ato só se confirmou em Março, período no qual todo o comitê esteve entrando em contato, pedindo atestado médico e afins." 
–  O que a tocha simboliza?

"A tocha carrega em si a mensagem de que os jogos olímpicos não envolvem só os esportes, mas, com a sua passagem em vários Estados, ocorre uma valorização da cultura, mostrando que os jogos olímpicos não começam só em Agosto, e sim no revezamento das tochas.O Brasil aguarda ansiosamente esse grandioso evento mundial!"
Para mais informações: Brasil2016.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...