.

.

Executivo apresenta programação do Revezamento da Tocha Olímpica em Ijuí



26/06/2016 

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 23, apresentação da programação prevista para o Revezamento da Tocha Olímpica, em 4 de julho. O evento aconteceu no Salão Farroupilha da Prefeitura e reuniu representantes da imprensa e de entidades e instituições do município.

Na ocasião o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Sérgio Corrêa explicou o percurso por onde passará a Tocha. “Está tudo pronto para a passagem da Tocha no município, sobre os condutores, nós temos apenas a informação de quem são dois deles, os indicados pelo Município: o esportista Valdir Dobler o e para-atleta Roque Corrente; os demais são divulgados dois dias antes da realização do evento”, ressaltou o secretário.

O investimento da Prefeitura de Ijuí com o Revezamento totaliza R$ 10.355,90, com a locação de dois palcos (na Praça da República e na Praça dos Imigrantes), sonorização nos três locais de concentração, além de 350 metros lineares de gradil, duas faixas de divulgação, panfleto informativo sobre o trânsito e a compra de uma unidade da Tocha Olímpica que posteriormente será exposta no Museu. "Nas visitas realizadas em Ijuí antecipando o evento e durante o Revezamento, o Comitê Olímpico Rio 2016 totalizará um gasto de R$10.219 em Ijuí. Isso é dinheiro circulando na comunidade", observou Correa.

O prefeito Fioravante Ballin frisou que a o evento está planejado e organizado “Sem dúvidas esses poucos recursos investidos, terão um retorno e um significado muito maior do que somente a passagem da tocha, será muito importante a visibilidade de Ijuí e região”, afirmou, frisando que esse é um ato histórico para Ijuí e a comunidade deve participar.  

A integrante do comitê Municipal da Tocha Olímpica e coordenadora do esporte da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Áurea Bigolin, ressaltou as atividades que estão sendo realizadas nas escolas da rede municipal com foco nos Jogos Olímpicos. “Trabalhos temáticos como a confecção dos anéis olímpicos, criação de uma tocha artesanal que fará o percurso de revezamento entre as escolas, com certeza motivam toda a comunidade escolar para esse momento único", finalizou.

Revezamento - No Rio Grande do Sul, o Revezamento irá acontecer em 28 cidades. A Tocha Olímpica saiu da Grécia, e irá percorrer 325 cidades no Brasil até a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.  O objetivo principal do Revezamento da Tocha Olímpica é realizar uma conexão  que represente o calor humano, a aproximação, a inclusão social e contagiar a todos com os valores Olímpicos -  amizade, excelência e respeito - em contato direto com o povo Brasileiro. Serão dois comboios, o avançado, com nove veículos, que passam animando o público e distribuindo brindes dos patrocinadores do Revezamento (Coca-Cola, Nissan e Bradesco) e o comboio principal, com 13 veículos incluindo organização, segurança, imprensa oficial e os condutores da Tocha. Para saber onde a Tocha Olímpica está neste momento, acesse o link  https://www.rio2016.com/tocha-olimpica ou acompanhe no Facebook Rio2016.

Percurso -  Serão 2,3 mil metros a partir da Estação Férrea em direção a Praça da República, pela rua do Comércio. Na Estação Férrea haverá um momento esportivo com apresentação da Cia Cadagy e na Praça da República será desenvolvida a atividade principal com o "beijo das tochas" em um palco que será montado especialmente para o momento. Posteriormente, o Revezamento segue pela Benjamin Constant (sentido Sul/Norte) até o Banrisul, subirá a Floriano Peixoto até o Bradesco, irá pela rua 15 de Novembro até a rua do Comércio para então subir até a Praça dos Imigrantes, onde ocorrerá o ato despedida da tocha em Ijuí, com a participação do movimento étnico de Ijuí.  O evento deverá iniciar-se às 15h.  Em Ijuí, serão 11 condutores no trajeto de 2,3 mil metros, que deve ser percorrido em 1h20.

Trânsito - O trânsito de veículos bem como o estacionamento estará interrompido, no dia 4 de julho, a partir das 7h, na rua do Comércio (trecho entre as ruas Mário Silva e 13 de Maio), rua Benjamin Constant (em frente a Prefeitura até a Floriano Peixoto), rua Floriano Peixoto (da Benjamin Constant até a 15 de Novembro),   rua 15 de Novembro (da Floriano Peixoto até a rua do Comércio) e na avenida Coronel Dico (13 de Maio  até a  Getúlio Vargas).

Assim, o deslocamento de veículos, tanto nos sentidos Leste/Oeste e Oeste/Leste deverá ocorrer pelas vias adjacentes, que estarão livres à circulação. Já nos sentidos Norte/Sul e Sul/Norteas vias estarão liberadas até o início do deslocamento do Comboio do Revezamento, que deverá ocorrer por volta das 14h30. Na medida em que o comboio for se deslocando, as vias serão liberadas novamente ao trânsito de veículos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...