.

.

Divulgado resultado do concurso de redação sobre a Tocha Olímpica



26/06/2016

Divulgado resultado do concurso de redação sobre a Tocha Olímpica

A Comissão Julgadora Municipal do Concurso de Redação: Educa RS – Tour da Tocha “Os Valores Olímpicos” escolheu as três melhores redações das escolas públicas de Guaíba.

Em 1º lugar ficou com Amanda Azambuja Teixeira, do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco de Assis, com a redação O Maior dos Valores Olímpicos é o Amor. A aluna teve a orientação das professoras Andréia da Silva Deantoni e Rochele Totta.

O 2º Lugar foi uma produção coletiva dos alunos Eduardo Roloff, Gabriel Heitman, Breno Ferreira, Yuri Rodrigues e Bruno Garcia, do 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zilá Paiva Rodrigues Jardim. O tema escolhido foi Valores Olímpicos e os alunos receberam a orientação da professora Élida Maria Benites Martins.

Em 3º Lugar ficaram as alunas Andrieli Santos Silva e Andreina Rodrigues Berny, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Amadeu Bolognesi. O tema escolhido foi Os Valores Olímpicos como Inspiração para os Jovens e a professora Ideara Pereira de Lourenço foi a orientadora.

Os três primeiros colocados receberão os certificados de reconhecimento pelo trabalho realizado. A premiação será entregue no dia 7 de julho, no palco da Praça Gastão Leão durante as festividades da passagem da Tocha Olímpica em Guaíba. As três redações concorrerão na etapa estadual do concurso.

Participaram da Comissão Julgadora Municipal, a coordenadora da 12ª Coordenadoria Regional de Educação, Débora Rocha, a assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação, Núbia Lessa Peixoto e a representante das Escolas Privadas, Nanci Lessa Maciel.

O concurso de redação é uma iniciativa da empresa Fato Comunicação Integrada, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, a Secretaria Estadual e a Associação São Miguel.

REDAÇÕES 

1º LUGAR

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS

ALUNA: AMANDA AZAMBUJA TEIXEIRA

TURMA: 9° ANO 

O Maior dos Valores Olímpicos é o Amor

Faz algum tempo que venho notando as atitudes e emoções não só dos brasileiros, mas de todo o mundo! Desde que comecei a prestar mais atenção nas emoções e atitudes das pessoas, percebi que estamos em meio a uma crise, uma crise que ninguém nota, não uma crise de dinheiro ou bens materiais, e sim uma crise de carinho, amor e amizades verdadeiras.

Essa crise é como uma doença silenciosa, que vem chegando pouco a pouco, sem ninguém perceber, até que contamina todas as pessoas, mas se acalme, essa doença tem cura! E essa cura se dá através do amor.

Com o tempo, pensava que o amor deixaria de existir, e sem ele, o mundo não demoraria a acabar também, mas aí uma coisa inesperada aconteceu...

A notícia de que a Tocha Olímpica viria para o Brasil se espalhou muito rápido, e as pessoas que antes andavam tristes e mal-humoradas passaram a carregar um sorriso no rosto e um olhar de alegria e satisfação, como se fossem uma criança que acabara de ganhar o brinquedo que queria e vai agradecer ao pai, ainda com aquele sorriso que mal cabe no rosto e aquele brilho no olhar.

E foi aí que eu percebi a importância das Olimpíadas. Elas não representam somente cultura, história e esportes, representam parte de nós. Uma parte que nos une, independente de nossa religião, raça ou cor.

Portanto, as Olimpíadas e a Tocha Olímpica são coisas muito importantes para a nossa sociedade, porque elas nos incentivam a ter coragem e determinação pelos nossos sonhos, sem rebaixar ou perder o respeito pelos outros, além de nos ensinar a fazer tudo com excelência e a valorizar e aumentar nossas amizades e o amor pelas pessoas.

Olimpíadas chegando, esperança e amor que se renovam!


2º LUGAR

EMEF Zilá Paiva Rodrigues Jardim

Produção Coletiva: Eduardo Roloff, Gabriel Heitman, Breno Ferreira, Yuri Rodrigues e Bruno Garcia

Turma- 9º Ano

VALORES OLÍMPICOS

Como nas Olimpíadas, nossa vida é uma competição. Tudo é a muito disputado. E o que é conquistado com suor tem mais gosto.

A vida é como um jogo. Uma amizade verdadeira é sempre necessária para te apoiar, te ajudar, te incentivar e trazer inspiração para dar a volta por cima em dias ruins, pois são apenas dias ruins e não uma vida má, e sempre há uma chance de recomeçar.

É necessário coragem para viver e encarar os problemas da vida, mostrar respeito para ser respeitado e determinação para alcançar seus objetivos.

Assim como uma luta Olímpica, é preciso coragem para vencer na vida, demostrar respeito pelo adversário para não se iludir pela vitória, estar preparado para qualquer contra-ataque, e determinação para superar batalhas do dia a dia.

Viver todos os dias com excelência e alegria de um Campeão Olímpico, e esquecer o passado, viver o presente e pensar no futuro.


3º LUGAR

Escola Municipal de Ensino Fundamental Amadeu Bolognesi

Nome: Andrieli Santos Silva

Andreina Rodrigues Berny

Turma: 9º ano

Os valores olímpicos como inspiração para os jovens.

Será que os jogos olímpicos são só para competir? Ou para mostrar quem é o melhor?

A maioria das pessoas já sabe que as olimpíadas nasceram na Grécia para a união de todos os povos e a paz mundial.

Hoje em dia ainda se segue a filosofia do francês Pierre Coubertin o fundador do movimento olímpico, que não traz só o esporte, mas também a educação, “que via nos jogos a oportunidade ideal para que os povos desenvolvessem uma série de princípios e valores”.

Valores como: amizade, respeito, coragem e igualdade. As olimpíadas continuam trazendo a união, não só das pessoas que estão jogando, e sim de toda uma nação assistindo, escutando e torcendo. Nas olimpíadas deixamos de lado o ódio e damos lugar à amizade, ajudando o amigo com compaixão e estendo a mão.

Um dos princípios defendido pelos jogos olímpicos é o Fair Play (jogo limpo), sem trapaças e sim com determinação e coragem para ganhar ou perder com honra e honestidade.

A história dos jogos olímpicos nos mostra que muitos atletas passaram muitas adversidades, muitos não tinham nem dinheiro para ir treinar, mas a determinação deles os levou para frente ultrapassando todos os obstáculos, barreiras e preconceitos. Mostrando que assim como eles, todos podem alcançar seus objetivos, desde que tenha determinação, coragem e foco.

Sendo assim concluímos que os jogos olímpicos vão muito além de uma simples competição ou de uma vitória individual, pois durante os jogos todos somos “os melhores”, dando o melhor de si, tanto na vida quanto no esporte.

Todos juntos fazemos a história das olimpíadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...