.

.

Passagem da tocha olímpica no RS terá esquema de segurança. Confira alguns dos gaúchos que participarão do revezamento

Tocha olímpica passará pelo Rio Grande do Sul, entre os dias 3 e 9 de julho. 
Foto: Roberto Castro/ME

24/05/2016

Paulão do Vôlei
Dunga e Gilmar Rinaldi
A passagem da tocha olímpica pelo Rio Grande do Sul, entre os dias 3 e 9 de julho deste ano, será marcada por um esquema de segurança que está sendo montado pelas autoridades. Ela percorrerá 2,5 mil quilômetros por terra, ar e água, passando por Erechim, Passo Fundo, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres. São 12 mil condutores em todo o País. Entre os gaúchos que participarão do revezamento estão os atletas olímpicos: Paulão do Vôlei, Dunga, Gilmar Rinaldi e Fernanda Oliveira entre outros, personalidades do mundo empresarial como João Jacob Vontobel, fundador do Grupo Vonpar e da comunicação Luciano Périco, da Rádio Gaúcha. 

João Jacob Vontobel
No dia 17 de abril, uma reportagem do Correio do Povo destacava a preocupação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) com as ameaças surgidas para promover um atentado quando do revezamento da tocha olímpica pelo país. O alerta foi repassado então às 300 cidades brasileiras que receberão o fogo simbólico do evento, previsto para ocorrer entre 5 e 21 de agosto no Rio de Janeiro.

Fernanda Oliveira, Vela Olímpica
O esquema de segurança está sendo discutido em âmbito estadual e federal. As ações que serão desenvolvidas estão sendo tratadas pela Secretaria da Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e a própria Abin. O planejamento inicial para o RS usará como base o que vem sendo empregado nas outras unidades da federação .O efetivo fixo utilizado até agora para o acompanhamento da tocha nos estados é de cerca de 90 homens.

Reforço de efetivo 

Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas, Porto Alegre e Torres compõem as chamadas “Cidades de Celebração”, onde a chama vai pernoitar, após eventos locais. “Nesses locais, a estrutura será maior, abrangendo uma série de serviços e mobilizando um número mais significativo de pessoas envolvidas”, explicou o tenente-coronel André Luiz Nickele Córdova, diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI/SSP). “Contaremos, também, com o reforço dos efetivos locais de cada instituição. Cada órgão ainda realizará um detalhamento mais aprofundado de suas atividades, norteado pelas deliberações resultantes dos encontros ao longo deste mês”, acrescentou.

Luciano Périco
O Comitê Estadual de Revezamento da Tocha Olímpica no Rio Grande do Sul é composto pela Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer, Secretaria da Casa Civil, Casa Militar, Secretaria-Geral de Governo, Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação, Secretaria dos Transportes, Secretaria da Saúde, Secretaria da Fazenda e Gabinete de Políticas Sociais. 


Fonte: Felipe Vieira com informações do Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...