.

.

Pressão e sufoco nas Eliminatórias muitas vezes são sinônimos de sucesso do Brasil em Copas

04/04/2016

Canarinho apresenta bom retrospecto em mundias depois de passar por dificuldades para conquistar classificação

É isso mesmo, na maioria das vezes em que teve a vida dificultada nas Eliminatórias a Seleção Brasileira deu a volta por cima e conquistou a Copa do Mundo. 

Foi assim antes do tricampeonato em 1970. Para carimbar a vaga para o México os brasileiros não tiveram vida fácil. Apesar de conseguir uma boa sequência de vitórias, a equipe comandada por João Saldanha só conquistou a vaga no último jogo diante do Paraguai, no Maracanã. Na ocasião, o Brasil precisava vencer, caso contrário teria que disputar um jogo extra para desempatar com os paraguaios, já que os rivais somavam oito pontos e poderiam igualar a pontuação brasileira na tabela. O jogo foi bastante disputado e o Brasil venceu por 1 a 0 com gol de Pelé. Há quem diga que o estádio nunca esteve tão cheio para um jogo da Seleção.

(Foto: Getty Images)

No mundial, com Zagallo no comando, o Brasil conquistou o tricampeonato após vencer a Itália por 4 a 1 sagrando-se campeã invicta da Copa do Mundo de 1970.

Para a Copa de 1994 a dificuldade foi ainda maior. Nas Eliminatórias, o Brasil caiu no grupo 2 com Bolívia, Uruguai, Equador e Venezuela. De oito jogos a Canarinho venceu cinco, empatou duas e perdeu uma, a primeira na história da competição. Os jogadores eram muito criticados, e após a derrota para a Bolívia por 2 a 0, Carlos Alberto Parreira resolveu chamar o Romário para disputar os duelos finais, e por conta da mudança de formato na disputa, o Brasil precisava chegar nos dois primeiros lugares. 

(Foto: Getty Images)

Precisando da vitória diante do Uruguai para conquistar a classificação, no Maracanã, Romário deu show, marcou os dois gols da vitória brasileira carimbando a passagem rumo ao tetra. No ano seguinte, o Brasil bateu novamente a Itália na final e conquistou a quarta Copa do Mundo de sua história.

(Foto: Getty Images)

Antes do Penta em 2002, mais perrengue. Mais uma vez o caminho brasileiro até o mundial não foi nada fácil. Em um grupo único nas Eliminatórias com dez países da América do Sul, a Seleção teve sérias dificuldades e conquistou a vaga apenas como terceiro colocado, sendo essa sua pior colocação em Eliminatórias em toda a história. Em todos os anos anteriores o Brasil havia terminado na liderança de seu grupo.

Trocas de técnico e derrotas inéditas marcaram o caminho da Canarinho rumo a Copa do Japão, mas mais uma vez quando chegou na maior competição de futebol do planeta, o Brasil esqueceu o sofrimento nas Eliminatórias e deu alegria ao torcedor levantando o troféu de campeão do mundo. 

(Foto: Getty Images)

Atualmente ocupando o sexto lugar na tabela de classificação para a Copa do Mundo de 2018, o Brasil tem importantes duelos pela frente. Mas como já vimos quando a coisa fica complicada é aí que o Brasil se supera e acaba dando grandes alegrias ao torcedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...