.

.

Tocha Olímpica em Canoas: preparativos com civismo, cultura e esporte

Divulgação/SECOM

15/03/2016

Integrando um grupo de 300 cidades brasileiras, Canoas já está em avançada preparação para um dos mais importantes circuitos esportivos globais: o Revezamento da Tocha Olímpica, símbolo fundamental do movimento Olímpico, que chega à cidade no dia 8 de julho deste ano.

A Tocha Olímpica percorrerá 20 mil km, por locais de referência geográfica, histórica e cultural de cidades de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, conduzida por 12 mil pessoas. Em Canoas, esse evento será marcado por atrações esportivas e culturais em vários pontos da Região Central, que mobilizarão milhares de atletas, comunidades escolares e população em geral.

No último dia 10, durante a 42ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o secretário de Esporte e Lazer, Edmílson Tressoldi, apresentou esse evento, destacando sua importância, participações e atrações que envolverão sua realização.

"É um evento internacional, que gera uma visibilidade comparável aos jogos olímpicos e tem um sentido profundo para o incentivo ao civismo, à prática esportiva e à qualidade de vida por meio da atividade física", avalia Tressoldi.

Concentração

A concentração inicial dos atletas, equipe de trabalho e público em geral será no Ponto de Coleta, em frente ao prédio da Antiga Estação Férrea - av. Victor Barreto, 2.301, Centro. O Comboio Oficial está previsto para chegar à cidade cerca de duas horas antes. A partir das 6h45 diversas atividades ocorrem nesse local de partida e ao longo do percurso do revezamento, que ocorre entre 7h19, e se estende até as 7h54. Cada ponto de troca de condutor da Tocha Olímpica será sinalizado por totens, e haverá Chuva de Prata.

Saída e Revezamento

O Revezamento da Tocha Olímpica abrangerá um percurso de 2 km pelo Centro de Canoas, onde haverá, a cada 200 metros, a substituição de um atleta condutor por outro, totalizando 10 condutores, escolhidos por meio da Equipe Rio 2016 e seus patrocinadores.

Um comboio oficial contará com escolta policial, segurança dos condutores. Acompanham o revezamento atletas, técnicos ou membros relacionados ao esporte, que foram premiados como Destaque Esportivo 2015. No Cordão de isolamento, logo atrás do comboio, seguem atletas da categoria de base de futebol - A.C. B. Estância Velha e de Judô e Jiu Jitsu da Academia Kiai.

Também integrarão o comboio uma escolta policial, carro piloto, apoio aos condutores, patrocinadores oficiais do evento, segurança dos condutores, batedores da polícia, imprensa, o condutor da tocha, carro de comando, segurança, coleta de condutores, varredores, escolta policial, todos da Equipe Rio 2016.

Protagonismo local

O esporte local terá um destaque especial, com a participação de atletas de vários segmentos. Durante o revezamento, entre a rua Ipiranga e Praça do Avião, 11 núcleos apresentarão as modalidades dos esportes desenvolvidos nos projetos municipais da cidade, com a participação de coordenadores, professores e alunos dos projetos municipais.

Bailarinos estarão posicionados em escadas e andaimes ao redor do avião, da praça de mesmo nome, monumento característico de Canoas, que estará coberto por tecido produzido pelo artista plástico canoense Fabiano Gummo.

Às 7h45, quando o último condutor se aproximar da Praça do Avião, iniciará a intervenção artística do Coletivo de Dança Canoas, que levantarão o tecido em coreografia inspirada nos esportes olímpicos. O espetáculo acontecerá ao som de bumbos legueros, remetendo a tradição gaúcha. Simultaneamente, 24 atletas de futebol feminino da equipe Duda Canoas, com sinalizadores nas cores de Canoas, formarão um corredor humano que levará o Condutor da Tocha até o palco, ápice do evento.

Momento histórico

Considerado um momento histórico para a cidade, o Revezamento da Tocha Olímpica tem entre seus objetivos oferecer às cidades abrangidas pelo trajeto uma oportunidade especial para a exposição nacional e global da sua própria cultura e patrimônio e de incentivar os cidadãos da sua cidade à prática esportiva, reforçando o orgulho da população e a identificação com os Jogos Olímpicos.

Durante os meses que antecedem o Revezamento da Tocha Olímpica em Canoas, a cidade terá uma página especial no portal do evento, e será realizada a produção de pequenos vídeos com a participação de atletas canoenses, personalidades identificadas à Canoas, Falcão, Batista, Felipão. Também será instalado o monumento à passagem da Tocha Olímpica por Canoas, na divisa com Porto Alegre e na Praça do Avião.

Participações

Ao longo do percurso, participam e acompanham o revezamento comunidades escolares e esportivas:
- 4.400 alunos da rede municipal de ensino usarão sombrinhas nas cores de Canoas
- 2.500 participantes dos programas da Secretaria de Esportes e Lazer acompanharão o revezamento, vestido camisetas dos projetos desta secretaria.
- Grupo de Corrida da PMC, de servidores atletas; alunos das redes pública estadual e privadas de Canoas e Público em geral.

A Chama Olímpica

Símbolo fundamental do movimento Olímpico que representa os ideais dos Jogos Olímpicos.
O acendimento da Chama em Olímpia, na Grécia, local dos jogos antigos nos remete a um momento histórico. A passagem da Tocha Olímpica através do revezamento, leva a celebração dos Jogos Olímpicos para todo o país por intermédio de evento popular, que oferece enorme participação local e apoio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...