.

.

Seleção Brasileira: detalhes do novo uniforme Nike

Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

17/03/2016

O Brasil, nação mais condecorada do futebol mundial, entrará em campo em 2016 usando os novos uniformes Vapor. As cores vivas da Seleção Canarinho, amarelo e azul nos respectivos uniformes principal e reserva, misturam símbolos da história do futebol nacional à tecnologia de última geração Nike Aeroswift, que ajuda a aumentar o foco dos jogadores em campo, reduzindo as distrações.

Uniforme principal

A nova versão do primeiro uniforme tem a tradicional cor amarelo Canarinho. No peito, a trama do tecido é construída de forma a criar uma estampa geométrica que aprimora o caimento e a ventilação. Na parte inferior dessas zonas, a malha em formatos menores enriquece o grafismo e garante ainda mais circulação de ar pelo corpo do jogador.

Estampas na parte interna e externa da camisa representam o orgulho pela pátria. O escudo feito em material de alta densidade e fixado ao tecido com técnica heat-transfer, é rodeado pelas cinco estrelas. A palavra “Brasil” reaparece sob o escudo, e também está bordada na parte de atrás do pescoço. As palavras “Amor” e “Orgulho” enfeitam a parte interna das mangas, enquanto na parte interna do escudo, o inconfundível diamante da bandeira brasileira aparece centralizado com a inscrição: “Nascido para Jogar Futebol”.

Nas laterais, uma listra verde percorre o uniforme de alto a baixo, desde a camisa até o short azul. A listra se expande quando o jogador está em movimento, aumentando a ventilação e revelando ousados tons de amarelo. As meias brancas acentuam a velocidade e destacam à região mais dinâmica do corpo dos jogadores: as pernas.

Segundo uniforme

A nova versão do segundo uniforme exibe as mesmas inovações e detalhes de design que o uniforme principal, mas a cor predominante é o tradicional tom de azul da Seleção. Na parte superior das costas e das mangas, um azul mais claro (cujo pigmento mistura branco e azul) cria contraste com o resto do corpo. O segundo uniforme apresenta o clássico shorts branco, assim como uma opção em azul, no mesmo tom da camisa. As meias são azuis, com um efeito dégradé que faz referência à alta velocidade dos jogadores brasileiros.

Inovação Areoswift

Com a tecnologia mais avançada até hoje, os uniformes Nike Aeroswift Vapor estão 10% mais leves e 50% mais flexíveis do que os últimos lançamentos. As peças utilizam um novo fio texturizado, de alta performance, que afasta o suor da pele 20% mais rápido em relação aos uniformes anteriores desenvolvidos pela Nike. Além disso, o tecido seca 25% mais rápido. Tanto a camisa quanto o short foram construídos usando um novo processo de costura que integra tramas simples e duplas, aumentando a ventilação, flexibilidade e aprimorando o caimento e ajuste das peças.

– Os uniformes da Seleção para 2016 representam um sistema de vestuário completamente novo, criado para garantir velocidade. Os novos uniformes Vapor foram desenvolvidos ao longo de dois anos de trabalho na tecnologia Nike Aeroswift, que contou com a colaboração dos atletas para garantir que as peças atendam às mais severas exigências do esporte. E agora, será um prazer ver os uniformes em ação, vestindo as melhores seleções do mundo – afirmou o diretor Criativo da Nike Futebol, explica Martin Lotti.

Responsabilidade e Meio-Ambiente

A sustentabilidade é parte central de todos os uniformes criados pela Nike. As peças usam poliéster reciclado, garantindo performance sem igual e baixo impacto ambiental.

Camisa, short e meias são feitos de poliéster reciclado. O material tem como base garrafas plásticas que são derretidas, e em seguida produzem os finos fios que compõem o tecido. Cada uniforme usa, em média, 18 garrafas plásticas recicladas. Ao longo dos últimos seis anos, a Nike desviou quase 2 bilhões de garrafas plásticas de aterros sanitários, o suficiente para cobrir cerca de 3.500 campos de futebol.

Ao usar o poliéster reciclado, a Nike também reduz em 30% o consumo de energia em todo o processo de produção, em comparação com o sistema que utiliza poliéster virgem. As novas versões do primeiro e segundo uniformes da Seleção Brasileira estarão disponíveis na Nike.com, nas lojas Nike e em revendedores oficiais a partir de 24 de março.

Fonte: CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...