.

.

Porto Alegre comemora 244 anos com programação especial

Porto Alegre. Foto: Embratur

24/03/2016

Ônibus turístico tem desconto de 50% para quem morar na capital e programação cultural se estende até 3 de abril

A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, comemora 244 anos neste sábado, 26 de março. Com quase 1,5 milhão de habitantes, a cidade tem entre as suas atrações turísticas, as margens do Rio Guaíba, o parque Farroupilha, o Mercado Público, a Usina do Gasômetro e a Casa de Cultura Mário Quintana, onde morou o poeta.

Com um sotaque forte e cantado, o porto-alegrense adora pronunciar as palavrinhas “bah” ou “tchê” ou colocar a palavra “tri”, antes de qualquer coisa que queira elogiar. O jeito do gaúcho viver é simples, mas hedonista. Tomar chimarrão para aquecer o dia, lagartear no sol nos parques da cidade, fazer um churrasco com a carne no ponto certo, curtir a feira de antiguidades aos domingos, no Parque da Redenção, fazem parte da programação da cidade.  

A gaúcha Denise Rohnelt, que hoje mora em Boa Vista, lembra dos tempos que frequentava o galpão crioulo para ouvir música regional nos finais de semana e dançar. Há seis anos sem ir a Porto Alegre, ela volta em abril e pretende matar a saudade do tradicional cachorro quente do Rosário, que existe desde 1975, na avenida Independência. Quer ir também ao Mercado Público comprar passas de pêssego, um produto bem tradicional no local.

Pesquisa da Secretaria Municipal de Turismo feita no ano da Copa de 2014 mostra que Porto Alegre é bastante visitada pelos paulistas, cariocas e paranaenses, nessa ordem. Entre os estrangeiros, os mais numerosos são os turistas argentinos e alemães.

PROGRAMAÇÃO - Durante o aniversário da capital, quem ganha presente são os moradores da cidade. A prefeitura de Porto Alegre preparou uma promoção para quem quiser pegar o ônibus que faz o city tour e conhecer mais a cidade. A promoção vai de 26 de março a 3 de abril, quando os tíquetes vendidos no Centro de Informações Turísticas do Mercado Público estarão com desconto de 50%. 

No dia do aniversário, 26 de março, a Fundação Iberê Camargo, prédio do arquiteto Álvaro Siza. também estará com visitas mediadas gratuitas, às 17h. O prédio recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura em Veneza. As crianças também poderão fazer oficina circense, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer, Lupicínio Rodrigues, às 17h. A programação completa da Prefeitura para o aniversário está disponível aqui.

Porto Alegre já recebeu R$ 103 milhões do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura turística, entre elas a revitalização da orla do Rio Guaíba e a sinalização turística do Centro Histórico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...