.

.

Estudo aponta que zika vírus chegou ao Brasil antes da Copa

Análise de variedades do causador da doença indica chegada em 2013 | Foto: James Gathany / CP Memória

24/03/2016

Análise de variedades do causador da doença indica chegada em 2013

O zika vírus chegou à América do Sul no segundo semestre de 2013, mais de um ano e meio antes de serem informados os primeiros casos de infecção no Brasil, revela o sequenciamento do genoma de vários variantes causadoras da doença. O vírus responsável pelo surto no Brasil é parecido com o da Polinésia Francesa, conforme aponta uma pesquisa publicada este nessa quinta-feira na revista Science.

Dois estudos anteriores datavam a chegada do vírus no Brasil em 2014, perto da época em que foi realizada a Copa do Mundo. Segundo os pesquisadores, esse trabalho pode ajudar a entender melhor a evolução e a epidemiologia do zika. Os genomas sequenciados pertencem a 23 amostras do vírus tomadas na Tailândia e na Polinésia Francesa, além de 20 na América do Sul (nove delas no Brasil e o restante na Colômbia, Martinica e Guatemala).


"Examinamos os movimentos humanos em grande escala, nos centrando nos passageiros que viajaram para o Brasil de países que tinham tido casos de zika desde 2012", disse Oliver Pybus, professor de biologia na Universidade de Oxford. Desde o final de 2012, o número de pessoas desses países em trânsito para a América aumentou em 50%.

Embora os subtipos do vírus responsável pelo surto no Brasil estejam mais próximos do que os encontrados na Polinésia Francesa, também é possível que o zika possa ter sido introduzido separadamente nos países da América do Sul, afirmou Pybus. "Para entender a história da transmissão deste vírus, são necessários mais dados sobre a epidemiologia e a diversidade genética dos subtipos no sudeste da Ásia", disse o biólogo.

Para Márcio Nunes, do Instituto Evandro Chagas, "esse sequenciamento do genoma do zika dá uma imagem mais clara da evolução da infecção no Brasil". "Mas precisamos urgentemente de mais dados genômicos para entender as origens da epidemia, a extensão geográfica e a evolução do vírus na América do Sul", ressalta. De acordo com os pesquisadores, 80% da população brasileira corre o risco de ser infectada pelo vírus do zika.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...