.

.

Canela: Vale da Ferradura também será cenário da Tocha Olímpica no Brasil

Foto: Divulgação (Parque Vale da Ferradura)

28/03/2016

Canela contará com dois atrativos turísticos, que foram selecionados pelo Comitê dos Jogos Olímpicos e Para-Olímpicos - Rio 2016 , para receber a tocha, com o objetivo de coletar imagens para ilustrar o catálogo de fotos e vídeos dos jogos realizados no Brasil. Além da Cascata do Caracol o outro ponto turístico que estampará os cartões postais com a tocha no país é o Vale da Ferradura. O local já foi cenário para gravação de filmes e novelas.

O parque Vale da Ferradura, localizado a 13 km do centro de Canela, proporciona ao visitante a integração com a natureza, com mirantes para o deslumbrante Vale da Ferradura, para a Cascata do Arroio do Caçador e Rio Santa Cruz. Uma área especial para toda a família com trilhas e estrutura de churrasqueira, playground e lanchonete.

No alto do canyon de 420 metros de extensão está localizado o Vale da Ferradura - onde o Rio Santa Cruz forma a ferradura que dá nome ao lugar. A vista privilegiada da cascata do Arroio Caçador, o verde e o ar puro são complementos perfeitos para as 4 trilhas, os 3 mirantes e a estrutura de 8 churrasqueiras, playground e lanchonete, numa área total de aproximadamente 200 hectares.

A área do parque faz parte da bacia hidrográfica do rio Caí. Nessa bacia existem 11 Unidades de Conservação municipais e/ou particulares, duas estaduais - Parque Estadual do Delta do Jacuí e Parque Estadual do Caracol - e uma federal - Floresta Nacional de Canela.

O Vale da Ferradura possui variados micro-habitats, com áreas mais expostas à incidência solar, aos ventos e sujeitas à interferência humana, bem como áreas totalmente protegidas, sombreadas, úmidas e sujeitas a inundações periódicas. A preservação destes remanescentes aliada à atividade de educação ambiental ao mesmo tempo que ao ócio, como forma de lazer recreativo, é extremamente importante.

As árvores de Araucária, que produzem o delicioso pinhão são a maioria no parque e atraem animais silvestres, como o Quati, a Cutia, o Macaco-prego e a Gralha-azul, importantes para a multiplicação das árvores.

Para o prefeito Cléo Port, a escolha dos atrativos representará bem as belezas naturais de Canela, a vocação turística da cidade e a interação com o meio ambiente, que são características essenciais para o desenvolvimento de um destino turístico.

O revezamento da Tocha Olímpica na cidade acontecerá no dia 08 de julho de 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...