Semana de Inovação Suécia-Brasil apresenta experiências em Mineração, Digitalização, Aeronáutica e Cidades Sustentáveis




A quarta edição do evento, organizado pela Embaixada Sueca e entidades parceiras, será realizada em várias cidades para discutir a colaboração entre os dois países

A Embaixada da Suécia, em parceria com o Business Sweden e o CISB – Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, realiza a 4ª Semana de Inovação Suécia-Brasil durante primeira quinzena de novembro. Entre 3 e 6 de novembro aconteceu em Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e, entre 9 e 13 de novembro, em São Paulo, São Bernardo do Campo, Curitiba, Porto Alegre e São José dos Campos.

Os eventos contarão com a presença de autoridades do governo e representantes de setores industrias suecos como mineração, digitalização e aeronáutica, além de tratar de políticas da inovação e sustentabilidade urbana, temas de expertise do país escandinavo. A edição deste ano marca uma nova era de cooperação bilateral, com o propósito de fortalecer e ampliar ainda mais a parceria estratégica entre os dois países, iniciada em 2009.

A Semana de Inovação Suécia-Brasil ratifica a importância deste país como o parceiro latino-americano mais importante para a indústria sueca e seu maior mercado exportador na região. O marco para essa nova fase de relações bilaterais é o recente contrato assinado entre a Força Aérea Brasileira e a empresa sueca Saab, que abrange o desenvolvimento e produção dos caças Gripen NG.

”O contrato do Gripen é um projeto estratégico conjunto, envolvendo uma parte significativa de transferência de tecnologia ao Brasil. Esse fato colabora para o aprofundamento e ampliação da colaboração entre esses países em vários segmentos como mineração, produção de biomassa, energia, infraestrutura, transporte e tecnologias limpas”, ressalta o embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn.

A abertura da 4ª Semana de Inovação Suécia-Brasil aconteceu na sede da Embaixada Sueca, em Brasília, no dia 3 de novembro, com um seminário especial sobre o tema "Inovação Aberta", organizado pela Embaixada da Suécia e a Agência Sueca de Análise de Políticas de Crescimento. Ainda em Brasília, no dia 4, foi realizado o seminário "Avaliação de Políticas de Inovação", em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), que sediou o evento.

Além do tema inovação, a primeira semana dos eventos deste ano trouxe um outro aspecto de relevância ao país: a mineração. Pioneira em inovação sustentável e tecnologia, a Suécia aplica esse conhecimento à área de mineração, permitindo novas possibilidades de parcerias com o setor brasileiro. Os seminários sobre o tema ocorreram no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Além disso, uma delegação sueca da indústria siderúrgica fará, em paralelo, uma série de visitas de negócios ao Rio de Janeiro e às cidades de Ipatinga, Ouro Branco e Jeceaba, no estado de Minas Gerais, e em Tubarão (SC). A delegação da indústria siderúrgica focou suas reuniões na inovação e sustentabilidade aplicada à produção de aço.

A segunda semana de eventos focará em atividades relacionadas à Aeronáutica, Digitalização e Cidades Sustentáveis. Em Porto Alegre e em São Paulo serão realizados seminários sobre colaboração em segurança de trânsito e veículos autônomos, nos dias 11 e 12, respectivamente. Também em São Paulo, no dia 12, o evento abordará a digitalização para inovação da sociedade. Aproveitando a avançada parceria entre os países em aeronáutica, o CISB organizará, ao longo da semana, uma série de seminários sobre o tema em São José dos Campos e São Bernardo do Campo. Já em Curitiba, o CISB promove um seminário sobre Cidades Sustentáveis, uma das áreas de maior competência do governo sueco.

Para mais informações sobre a 4ª Semana de Inovação Suécia-Brasil veja o site 

Cooperação em Inovação
Suécia e Brasil possuem uma relação comercial, de inovação e de investimentos consolidada e de longa data. Em 1999, os países assinaram um acordo bilateral de parceria estratégica e cooperação nas áreas de inovação e de alta-tecnologia industrial. Um marco dessa parceria foi quando o Brasil, em outubro 2014, decidiu adquirir o sistema sueco de aviões de combate Gripen NG. O projeto Gripen possibilitará uma relação estratégica-industrial muita próxima entre Suécia e Brasil nos próximos 25 a 30 anos e implicará em uma cooperação ampla se estendendo a vários setores além de Defesa. A cooperação Gripen também resultará no intercâmbio de capital humano em ambos os sentidos. Além disso, a visita do Presidente Dilma à Suécia, em outubro 2015, mostrou, mais uma vez a ampliação das relações bilaterais entre os países.   


Agenda da Semana de Inovação Brasil-Suécia 2015

Semana de 03 a 06 de novembro

Brasília

03/11/2-15 – Terça-feira
Evento: Abertura da 4ª Semana de Inovação Suécia-Brasil – Seminário especial sobre Inovação Aberta
Onde: Embaixada da Suécia
Endereço: SES, Avenida das Nações, Quadra 807, lote 29, Brasília – DF
Horário: 09h -13h

04/11/2-15 – Quarta-feira
Seminário: Avaliação de Políticas de Inovação
Onde: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço: SAIS Área 2A - Brasília - DF
Horário: 14h -18h

05/11/2-15 – Quinta-feira
Evento: Feira de Internacionalização
Onde: Universidade de Brasília
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília - DF
Horário: 10h -17h

Belo Horizonte

06/11/2-15 – Sexta feira
Seminário sobre Mineração
Onde: FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Endereço: Av. do Contorno, 4520- Funcionários | Belo Horizonte
Horário: 8h30 – 12h30

Semana de 09 a 13 de novembro

São Paulo

09/11/2015 – Segunda-feira
Workshop: Oportunidades sueco-brasileiras de colaboração em pesquisa em segurança de trânsito e veículos autônomos
Onde: Tryp Hotel Berrini
Endereço: Rua Quintana, 934 – Brooklin Novo, São Paulo – SP
Horário: 8h -12h 

12/11/2015 – Quinta-feira
Evento: Digitalization as a transformational force for innovating society
Onde: Plug Coworking
Endereço: Av. Nova Independência, 1064 – Brooklin Paulista, São Paulo
Horário: 13h30 –18h

Santo André

10/11/2-15 – Terça-feira
Evento: Cúpula sobre Projeto SMART Cities
Onde: UFABC – Universidade Federal do ABC, Campus Santo André
Endereço: Av. dos Estados, 5001 - Bangú, Santo André – SP
Horário: s/n

São José dos Campos

11/11/2015 – Quarta-feira
Portfolio do Projeto da Aeronáutica

12/11/2015 – Quinta-feira
Evento: 3° Workshop Brasil-Suécia em Aeronáutica e Defesa
Onde: Parque Tecnológico de São José dos Campos
Endereço: Avenida Doutor Altino Bondensan, 500 - Distrito de Eugênio de Melo, São José dos Campos, SP
Horário: 9h – 18h30

13/11/2015 – Sexta-feira
Visita de Estudo: Akaer Engenharia e Parque Tecnológico
http://cisb.org.br/annualmeeting/StudyVisits_Akaer.html
  
São Bernardo do Campo

11/11/2015 – Quarta-feira
Operação e Manutenção em Aeronáutica


Porto Alegre

11/11/2015 – Quarta-feira
Evento: Digitalization as a transformational force for innovating society
Onde: Nós Co-working
Endereço: Av. Cristóvão Colombo, 545, Prédio 2, 3º andar, Alameda dos Escritores, Bairro Floresta, Porto Alegre
Horário: 13h30 –18h

Curitiba

11/11/2015 – Quarta-feira
Conceitos sobre Smart City em Curitba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...