.

.

RELATÓRIO SOBRE O IMPACTO DA COPA DO MUNDO 2014 EM PORTO ALEGRE



25/11/2015
Pesquisadores do Centro de Estudos Olímpicos da UFRGS publicam relatório sobre o impacto da Copa do Mundo 2014 em Porto Alegre

O Centro de Estudos Olímpicos da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul apoiou a realização da pesquisa intitulada O Impacto da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014 na Cidade de Porto Alegre: A percepção de comunidades afetadas, bem como a publicação de seu relatório final. A pesquisa aconteceu entre os meses de Maio e Julho de 2015, compreendendo realização de pesquisa/survey sobre os impactos da Copa 2014 em comunidades envolvidas em obras relativas à Copa do Mundo FIFA 2014 na cidade de Porto Alegre e a promoção da formação de pesquisadores no tema megaeventos esportivos através da preparação, da realização e da construção de relatório final da pesquisa/survey.

A pesquisa lidou com um universo de 3.645 residências na área da construção da Avenida Tronco em Porto Alegre. Foram coletados dados em 134 moradias, aleatoriamente espalhadas ao longo da área do logradouro. Os dados diziam respeito à Moradia, Educação, Saúde, Economia/Emprego, Segurança, Atuação da esfera pública e Copa. Cada um desses temas também está dividido em diferentes perguntas. Ao todo foram 43 questões espalhadas pelos temas, além da coleta de um conjunto interessante de informações identificadoras que ficarão protegidas pelo anonimato dos respondentes, mas que pode ser acessada pelos autores da pesquisa em produções vindouras.

O Prof. Billy Graeff (FURG/Loughborough University), coordenador da pesquisa, relatou que "a pesquisa foi realizada com o apoio de diversos pesquisadores de diferentes níveis, advindos de 7 diferentes instituições (Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Loughborough University - Inglaterra, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS e Instituto Federal do Paraná - IFPR). A ideia agora envolve a publicação de textos diversos sobre o material produzido, além da possível replicação da metodologia em outras regiões do país. Os dados gerados tem relevância para a área, uma vez que foram produzidos no contexto daqueles que mais diretamente sentem o impacto dos Jogos."

O relatório da pesquisa pode ser encontrado no site do Centro de Estudos Olímpicos (www.ufrgs.br/ceo) ou clicando aqui.

Fonte: ESEFID 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...