.

.

Famílias atingidas pela enchente são abrigadas no Tesourinha

Prefeito José Fortunati conversou com moradores sobre o risco no local
Foto: Luciano Lanes / PMPA

12/10/2015 

Água invadiu o pátio do abrigo na Escola Alvarenga Peixoto, na Ilha dos Marinheiros

Com a cheia, o Guaíba atingiu ao meio-dia deste domingo, 11, o nível de 2,76 metros, o mais alto desde 1967. A água invadiu o pátio do abrigo na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alvarenga Peixoto, na Ilha Grande dos Marinheiros, e as famílias tiveram que ser removidas para o Ginásio Tesourinha (avenida Érico Veríssimo s/n, Cidade Baixa). O prefeito José Fortunati, junto com o vice Sebastião Melo, visitou as famílias nas ilhas e atuou com as equipes da Defesa Civil, do Centro Administrativo Regional Ilhas e da Fundação de Assistência Social e Cidadania na remoção dos moradores de áreas de risco. Às 17h, Fortunati reunirá o secretariado no Centro Integrado de Comando (Ceic) para avaliar a situação e projetar novas providências.

O prefeito conversou com as famílias sobre o risco no local, pois a água continua subindo e a previsão é de mais chuva nos próximos dias. Mais de 100 pessoas que estavam na escola estão sendo levadas para o Ginásio Tesourinha. A estimativa é de que, até a noite, esse número chegue a 200, só de moradores da Ilha Grande dos Marinheiros. “Praticamente todas as ilhas estão submersas. A situação é grave e se assemelha muito à enchente de 1967, uma das mais críticas da história. E estamos colocando toda a nossa infraestrutura da Defesa Civil, assistência social, saúde, e até recreação para mantermos as crianças com atividades, para que essas famílias se sintam acolhidas e com condições dignas de abrigo nesse momento tão difícil”, afirmou Fortunati. Ele ressaltou que, com a previsão de mais chuvas intensas nos próximos dias, o número de pessoas atingidas deve aumentar. “Além disso, temos as chuvas na região metropolitana, nos afluentes do Guaíba, que fazem o nível do lago subir ainda mais”, concluiu.

As 36 pessoas que estão num salão comunitário da Ilha das Flores também devem ser levadas para o Tesourinha. Na Ilha da Pintada, a enchente já atinge 2 mil moradores e cerca de 400 devem ser retirados de suas casas ainda neste domingo. Na Ilha do Pavão, 28 estão abrigados numa igreja. Equipes da Fasc, Defesa Civil, Governança e Saúde estão de prontidão no ginásio para atender as famílias.

Os coordenador-geral da Defesa Civil, Nelcir Tessaro, destacou a importância dos moradores de áreas de risco entenderem que precisam ir para o abrigo no Tesourinha por questões de segurança. E aproveitou para pedir o apoio da comunidade com doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza e roupas para os desalojados. O secretário municipal de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio, e adjunto da Saúde, Jorge Cuty, acompanharam a visita às ilhas. O presidente da Fasc, Marcelo Soares, coordena o pessoal que está no atendimento às famílias nos abrigos.

A Carris forneceu os ônibus para fazer o transporte dos moradores até o Tesourinha. A Secretaria Especial dos Direitos Animais está removendo os animais de estimação das famílias com a unidade móvel do projeto Amigo Bicho.

Serviços mobilizados - Todo o efetivo do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) está mobilizado em função das condições climáticas. São cerca de 224 profissionais que trabalham tanto na execução de serviços, quanto no atendimento a demandas por telefone. Todas as zonais estão atentas e têm o maquinário necessário para atender ocorrências. Em função do risco de quedas de galhos e árvores, a Secretaria do Meio Ambiente (Smam) também estará trabalhando em regime de plantão extraordinário.  

Nesta segunda-feira, 12, o plantão técnico no Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) será das 8h às 20h, no telefone 3289.2200. A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) mantém plantão e poderá ser acionada pelo telefone Fala Porto Alegre - 156 (das 8h às 18h, sem intervalo ao meio-dia). Também haverá equipe de plantão para emergências relacionadas à arborização nesta segunda-feira, 12, das 8h30 às 18h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...