.

.

Serviços municipais mobilizados para atender ocorrências da chuva

EPTC, Defesa Civil, DEP, Dmae, Smam, Fasc e DMLU estão nas ruas
Foto: Anselmo Cunha/PMPA
20/07/2015 

Mais de 500 profissionais da Prefeitura de Porto Alegre estão mobilizados para atender a população nas ocorrências motivadas pelas fortes chuvas. Desde a madrugada desta segunda-feira, 20, 250 agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estão nos principais cruzamentos para orientar motoristas e pedestres. O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) atua com 204 trabalhadores nos serviços emergenciais de limpeza e desobstrução de arroios e redes pluviais. A equipe da Defesa Civil da Capital está presente nas áreas de risco, especialmente na região das Ilhas, para orientar as famílias.

Na manhã desta segunda-feira, o prefeito em exercício Sebastião Melo reuniu-se com os membros do Comitê Gestor para avaliar a situação e reforçar a mobilização dos diversos órgãos municipais. "Assim como tem ocorrido nos últimos dias de chuva intensa, temos um grande efetivo de servidores nas ruas tentando ao máximo amenizar os transtornos e dar atendimento adequado à população", enfatizou Melo. Os serviços municipais e as condições climáticas, com o acompanhamento no nível do Lago Guaíba, são monitorados a partir do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic). 

Conforme informações do Sistema Ceic-Metroclima, desde a noite de sábado, 18, até às 9h desta segunda-feira, choveu 110 milímetros, ou seja, em menos de 48 horas já choveu 90% da média histórica para todo o mês de julho, que é de 121 milímetros. Contabilizando todo o índice pluviométrico do início do mês de julho até agora, já choveu 310 milímetros em Porto Alegre (dados da estação Lami). Isto significa que a chuva nestes primeiros 20 dias do mês já ultrapassou a média histórica em 155%.

Apesar do retorno da chuva e do vento Sul, que represa as águas, o nível do Lago Guaíba está baixando, escoando para a Lagoa dos Patos. Nesta manhã, as réguas eletrônicas marcavam 2,01m no Cais do Porto e 1,59m na Ilha da Pintada, baixando de nível de Alerta para Atenção.

Defesa Civil - A equipe monitorou todas as áreas de risco durante todo o final de semana. O Arroio Capivara transbordou devido ao excesso de lixo. Há alagamento sobre a rua Tramandaí, no bairro Ipanema. A Vila Asa Branca está com água nas vias e alguns pátios, porém ainda sem perigo de entrar nas casas, pois bombas do DEP estão em pleno funcionamento. As regiões mais sensíveis, como Ilhas e Norte, não registram desabrigados. 

Conforme o coordenador-geral da Defesa Civil, Nelcir Tessaro, no momento não há perigo evidente de rompimento do Dique do Sarandi. "Se houver qualquer necessidade de as famílias saírem de suas casas, nossa equipe uniformizada, devidamente identificada, vai comunicar os moradores", reforça. 

Esgotos pluviais - As equipes do DEP monitoram o Arroio Feijó, no bairro Sarandi, em parceria com a Defesa Civil, Ceic, Guarda Municipal e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Das 20 casas de bombas da Capital, 16 funcionam com regularidade e quatro apresentam problemas nas comportasmas, fazendo com que parte da água bombeada ao Guaíba retorne. O DEP está providenciando os reparos necessários nestes locais. O Túnel da Conceição não apresentou problemas de alagamento após o trabalho de limpeza e desobstrução das redes de drenagem, quando foram hidrojateados 300 metros de canalizações e retirados 10 caminhões-caçamba de lixo, areia, terra e pedras.

A mobilização dos serviços municipais estende-se, ainda, a atendimentos da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), dos departamentos municipais de de Água e Esgotos (Dmae) e de Limpeza Urbana (DMLU) e das secretarias municipais de Meio Ambiente (Smam) e Governança, por intermédio dos Centros Administrativos Regionais (CARs). 

Limpeza urbana - O DMLU informa que, em função de alagamentos, os caminhões das coletas seletiva e domiciliar não estão conseguindo acessar alguns pontos da cidade. O departamento solicita que a população retenha seus resíduos em casa, evitando que os sacos de lixo acabem entupindo bueiros e bocas de lobo ou contribuindo para o assoreamento de arroios. 

Os pontos com problemas de acesso são:
- Rua da Comunidade – Lomba do Pinheiro
- Rua Gedi dos Santos da Silva – Partenon
- Rua da Represa - Agronomia
- Rua Sargento Ronaldo Machado – São José
- Rua Sérgia Luciola Belmonte – Cel. Aparício Borges
- Saco da Alemoa – Arquipélago
- Ilha dos Marinheiros- Arquipélago
- Recanto do Sabiá – Rubem Berta
- Estrada Jacques da Rosa, 1280 (condomínio) – Ponta Grossa

Há um conteiner tombado na General Auto, 68 – Centro. A empresa terceirizada já  foi acionada para reposicioná-lo ainda nesta segunda. O DMLU ainda está reforçando as equipes de varrição e de recolhimento de focos de lixo nos bairros Asa Branca, Sarandi, Ponta Grossa, Serraria, Vila dos Sargentos, Chapéu do Sol, Lami, Chimarrão e Belém Velho a fim de evitar que bueiros e bocas de lobo fiquem obstruídos. Além  disso, o o DMLU está preparado para atuar em apoio às famílias atingidas por enchentes no recolhimento de materiais inutilizados e em apoio ao DEP e à Defesa Civil. 

O Dmae informa que, por falta de energia elétrica, está paralisada a estação de bombeamento de esgoto Baronesa do Gravataí (situada no Menino Deus). Do final da tarde desse domingo, 19, até às 9h desta segunda-feira, a Smam registrou sete ocorrências de queda de galhos e árvores em toda cidade, via telefone 156.

Previsão do tempo - O Sistema Ceic-Metroclima alerta para o avanço de frente fria, que traz chuva forte e temporais nesta segunda. A instabilidade é intensa em um grande número de regiões, inclusive na área de Porto Alegre, com elevados volumes de chuva e temporais de vento e granizo em vários pontos. A chuva perde força e para ao longo da terça-feira, 21. Acesse aqui outras informações. 

*As informações sobre ocorrências e atendimentos dos serviços municipais serão atualizadas ao longo do dia.

Contatos dos serviços municipais

Fala Porto Alegre - Telefone 156

Defesa Civil Porto Alegre - 199 ou 3268.9026
Canais oficiais no Twitter - @ceic_poa , @MetroclimaPOA e @EPTC_POA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...