Porto Alegre receberá a Tocha Olímpica em 2016

Em 2007, a Capital recebeu a tocha do Pan, conduzida por Ronadinho Gaúcho
Foto: Ivo Gonçalves / PMPA

05/07/2015 

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 confirmou na sexta-feira, 3, em Brasília, a lista das 83 cidades que receberão a chama olímpica com celebração e passeio pelas ruas. Porto Alegre foi uma das confirmadas e a previsão é de que o comboio passe pela Capital no início de julho, reta final pré-Olímpiadas. No evento, que teve a presença da presidente Dilma Rousseff, também foi apresentada a Tocha da Olimpíada Rio 2016, com elementos que representam o Brasil em seu design.

O prefeito José Fortunati destacou a participação de Porto Alegre no revezamento da chama como uma oportunidade de os moradores vivenciarem a Olimpíada de 2016. “É um evento muito importante para o país que, como a Copa do Mundo de 2014, vai fazer com que as atenções no mundo inteiro se voltem para o Brasil nesse período. O fato de Porto Alegre se integrar à programação dos Jogos Olímpicos faz com que as pessoas vivam de forma mais intensa essa experiência, se sintam parte desse evento histórico. Afinal, é a primeira vez que a América do Sul recebe os Jogos Olímpicos, e a nossa cidade, mais uma vez, é destaque”, afirmou Fortunati.

Em Porto Alegre, a chama deve ser conduzida por um roteiro de cerca de 20 quilômetros percorrendo pontos importantes, mas que ainda está sendo definido pelos organizadores. Cem pessoas conduzirão a tocha. No fim do percurso será realizada uma celebração. São parceiros do projeto e personalidades que desenvolvem ações positivas para a Capital. No Rio Grande do Sul a tocha passará também por Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas e Caxias do Sul.

Revezamento - A tocha será acesa na cidade de Olímpia, na Grécia. Uma chama será trazida para o Brasil e iniciará a jornada entre abril e maio do ano que vem. Serão 300 cidades participantes do revezamento. Outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. O Comitê Organizador deve divulgar a lista completa do trajeto no início de 2016. 

O revezamento começará por Brasília, em data a ser definida. O encerramento acontecerá em 5 de agosto, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no Maracanã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...