.

.

Assistência Social da Capital é destaque internacional no Chile

Grupos estão no Chile para atuação durante a Copa América 2015
Foto: Divulgação/PMPA
12/06/2015

O presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania, Marcelo Soares, apresentou nesta quinta-feira, 11 no Chile, sede da Copa América 2015, a rede de proteção para crianças e adolescentes em megaeventos, que concedeu a Porto Alegre destaque nacional entre as doze cidades-sede da Copa do Mundo 2014 e reconhecimento da Unicef. 

A palestra foi a convite da Unidade Temática da Rede Mercocidades, que vem  investindo na proteção internacional de crianças e adolescentes, contra a exploração sexual e comercial, além do trabalho Infantil. Na oportunidade, Soares apresentou, nas cidades chilenas de Valparaíso e Viña Del Mar, o Sistema Único de Assistência Social, a tecnologia social da Fasc, em especial o Ação Rua, programa que reduziu em mais de 90% o número de crianças e adolescentes em situação de rua na capital gaúcha. 

O Ação Rua teve forte atuação durante o megaevento, quando equipes de técnicos e educadores sociais atuaram junto aos locais de grande concentração de pessoas, com o objetivo de garantir os direitos das crianças e adolescentes. Nenhum caso de exploração sexual ou qualquer outro tipo de violação de direitos da criança e adolescentes foi registrado.

O presidente da Fasc também realizou a capacitação dos integrantes do Game – Grupo de Apoio a Megaeventos – formado por voluntários da Argentina, Peru e Uruguai e Chile, que assim como em Porto Alegre durante a Copa do Mundo, está auxiliando a Copa América na prevenção da violação de direitos das crianças e adolescentes. 

Além do coordenador de Políticas Públicas para Proteção de Crianças e Adolescentes da Secretaria Municipal de Governança Local, Carlos Simões, um grupo de oito brasileiros acompanhou Soares na viagem integrando-se ao Game para atuar na Copa América 2015. São voluntários apoiados pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Funcriança, representando as Ong's Pobres Servos da Divina Providência, Centro de Promoção da Infância e da Juventude, (CPIJ) Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (Feci) e Associação Cristã de Moços (ACM-RS), além de dois jovens argentinos. 

Para o presidente Marcelo Soares, o reconhecimento das entidades internacionais pelo trabalho da Assistência Social do município de Porto Alegre é motivo de orgulho para todos os trabalhadores, colaboradores e parceiros da Fundação que trabalham para uma Política Pública qualidade. 

Por todo o trabalho na garantia dos direitos da criança e do adolescente, desenvolvido na capital gaúcha, Marcelo Soares recebeu convite do governo do Peru, para apresentar, no final do mês de junho, o trabalho da fundação naquele país.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...