.

.

Os perfis dos 23 convocados para a Copa América

A competição continental começa no dia 11 de junho. O Brasil estreia dia 14 contra o Peru
Getty Images

10/05/2015

De David Luiz a Neymar, mas sem Oscar, estes são os craques brasileiros escolhidos por Dunga e que viajarão ao Chile em busca do título continental

DIEGO ALVES | Goleiro
Data de nascimento: 24/06/1985
Local: Rio de Janeiro/RJ
Estreia pelo Brasil x Gabão, em 2011
Clube: Valencia (Espanha)  





O goleiro, ex-Atlético Mineiro, tem chances até de ser titular na Copa América, devido à boa fase no Valencia e a possibilidade de Jefferson, camisa 1 titular, não estar nas melhores condições possíveis. O jogador é o dono da posição no clube espanhol e tem sido figura frequente nas últimas convocações do técnico Dunga.


MARCELO GROHE | Goleiro
Data de nascimento: 13/01/1987
Local: Campo Bom/RS
Estreia pelo Brasil Ainda não jogou
Clube: Grêmio (Brasil)





Um dos destaques do time do Grêmio desde a temporada passada, Grohe vive grande fase e vem salvando sua equipe nos últimos jogos. É o mais jovem dos três convocados, tem 28 anos, mas deve ser o segundo reserva da Seleção Brasileira.


JEFFERSON | Goleiro
Data de nascimento: 02/01/1983
Local: São Vicente/SP
Estreia pelo Brasil: x Argentina, em 2011
Clube: Botafogo (Brasil)





O goleiro do Botafogo é o titular de Dunga. Se estiver 100%, jogará certamente da estreia à final. A liderança do camisa 1 do time carioca exerce sobre seus companheiros, no clube e na seleção, é algo que agrada o treinador e também o preparador de goleiro Claudio Taffarel.


MARQUINHOS | Zagueiro
Data de nascimento: 14/05/1994
Local: São Paulo/SP
Estreia pelo Brasil: x Honduras, em 2013
Clube: Paris Saint-Germain (França)  





Com passagens por Corinthians e Roma, o defensor do Paris Saint-Germain tem apenas 20 anos e deve também estar na equipe das Olimpíadas do Rio, no ano que vem. É por vezes titular do PSG, ao lado de Thiago Silva e David Luiz, também chamados.


THIAGO SILVA | Zagueiro
Data de nascimento: 22/09/1984
Local: Rio de Janeiro/RJ
Estreia pelo Brasil: x Venezuela, em 2008
Clube: Paris Saint-Germain (França)





O capitão da Copa do Mundo de 2014, sob o comando de Felipão, foi criticado, pelo choro, pela falta de liderança, mas tem nova chance com Dunga, não mais como líder, mas como peça de uma engrenagem maior. É dono da sua posição no PSG.


MIRANDA | Zagueiro
Data de nascimento: 07/09/1984
Local: Paranavaí/PR
Estreia pelo Brasil:x Peru, Porto Alegre 2009
Clube: Atletico Madrid (Spain)





Fora do no Mundial do ano passado, Miranda é um dos pilares do setor defensivo de Diego Simeone no Atlético de Madrid. Deve ser reserva, mas tem potencial para crescer durante a competição continental disputada no Chile.


DAVID LUIZ | Zagueiro
Data de nascimento: 22/04/1987
Local: Diadema/SP
Estreia pelo Brasil: x USA, em 2010
Clube: Paris Saint-Germain (França)





O extrovertido zagueiro, que pode atuar também como volante, segue sendo convocado e é, na visão de Dunga, um dos titulares da Seleção. Vive boa fase no PSG, apesar das duas canetas que levou de Luis Suárez nas quartas de final da Champions League, contra o Barcelona. 


FILIPE LUIS | Lateral-esquerdo
Data de nascimento: 09/08/1985
Local: Jaraguá do Sul/SC
Estreia pelo Brasil: x Venezuela, em 2009
Clube: Chelsea (Inglaterra)




Vendido pelo Atlético de Madrid ao Chelsea, o lateral-esquerdo, que não brilhou sob o comando de José Mourinho, deve brigar por posição com Marcelo. É uma das posições que o treinador brasileiro parece ainda não ter definido quem é o titular.


MARCELO | Lateral-esquerdo
Data de nascimento: 12/05/1988
Local: Rio de Janeiro/RJ
Estreia pelo Brasil: x Gales, em 2006
Clube: Real Madrid (Espanha)





O lateral-esquerdo do Real Madrid não tem o mesmo prestígio do clube na seleção nacional, mas tem força no apoio e pode se tornar uma das peças importantes entre os 23 convocados de Dunga para a Copa América 2015. 


DANILO | Lateral-direito
Data de nascimento: 15/07/1991
Local: Bicas/MG
Estreia pelo Brasil: x Argentina, em 2011
Clube: Porto (Portugal)




O lateral-direito do Porto, já acertado com o Real Madrid para a próxima temporada, deve ser o titular de Dunga para a posição. Daniel Alves parou de ser convocado e o jovem de 23 anos surge como o herdeiro natural da camisa 2 brasileira.


FABINHO | Lateral-direito
Data de nascimento: 23/10/1993
Local: Campinas/SP
Estreia pelo Brasil: Não jogou ainda
Clube: Monaco (França)





Com apenas 21 anos, o jovem destaque do Monaco, deve ser reserva de Danilo, mas tem tudo para receber novas oportunidades até os Jogos Olímpicos, quando deve ser o titular da equipe que tentará o Ouro inédito para a Seleção Brasileira. 


ELIAS | Meio-campista
Data de nascimento: 16/05/1985
Local: São Paulo/SP
Estreia pelo Brasil: x Irã, em 2010
Clube: Corinthians (Brasil)





Elias é destaque do Corinthians. É um dos jogadores no esquema montado pelo técnico Tite que faz o time paulista funcionar. Deve brigar com Fernandinho e Luiz Gustavo por uma vaga no meio-campo do técnico Dunga.


FERNANDINHO | Meio-campista
Data de nascimento: 05/05/1985
Local: Londrina/PR
Estreia pelo Brasil: x Alemanha, em 2011
Clube: Manchester City (Inglaterra)





Pode ser utilizado como segundo homem de meio-campo e também como volante. O meio-campista do Manchester City tem marcação e chegada ao ataque qualificadas. Surge como um dos favoritos à titularidade no time brasileiro. 


LUIZ GUSTAVO | Meio-campista
Data de nascimento: 23/07/1987
Local: Pindamonhangaba/SP
Estreia pelo Brasil: x Germany, em 2011
Clube: Wolfsburg (Alemanha)





Luiz Gustavo é volante, assim como Dunga foi. Um jogador para atuar à frente da zaga e dependendo do estilo de jogo adotado por Dunga, deve ser um dos titulares. O camisa 5, de forte marcação, faz boa campanha no Wolfsburg.


CASEMIRO | Meio-campista
Data de nascimento: 23/02/1992
Local: São José dos Campos/SP
Estreia pelo Brasil: x Argentina, em 2011
Clube: Porto (Portugal)




O meio-campista do Porto, emprestado pelo Real Madrid, encontrou seu melhor futebol em terras lusitanas. Foi um dos destaques da campanha do time português na Champions League, que chegou a vencer o Bayern na primeira partida das quartas de final, por 3 a 1, mas acabou eliminado e goleado pelos bávaros no segundo duelo.


ÉVERTON RIBEIRO | Meia
Data de nascimento: 10/04/1989
Local: Arujá/SP
Estreia pelo Brasil: x Colombia, em 2014
Clube: Al-Ahli (Emirados Arábes)




Craque do Brasileirão 2014, ídolo do Cruzeiro, o meia deixou a Raposa e foi para o Al-Ahli, dos Emirados Arábes Unidos. Já foi chamado no ano passado, mas apareceu na lista da Copa América graças a ausência de Oscar, que se lesionou recentemente jogando pelo Chelsea.


WILLIAN | Meia
Data de nascimento: 09/08/1988
Local: Ribeirão Pires/SP
Estreia pelo Brasil: x Gabão, em 2011
Clube: Chelsea (Inglaterra)





O meia-atacante é um dos jogadores que mais atuou pelo Chelsea de José Mourinho na temporada. Tem a confiança e o apreço do técnico português, assim como o de Dunga. Deve ser titular absoluto da Seleção, principalmente sem Osar no time.


PHILIPPE COUTINHO | Meia
Data de nascimento: 12/06/1992
Local: Rio de Janeiro/RJ
Estreia pelo Brasil: x Irã, em 2010
Clube: Liverpool (Inglaterra)





O ex-vascaíno é pedido pela torcida frequentemente. Tem potencial para ser um dos melhores criadores de jogadas da sua geração. O jogador de apenas 22 anos deve ter finalmente o tempo necessário, nos treinamentos, para mostrar na Seleção tudo que tem feito pelo Liverpool.


DOUGLAS COSTA | Meia
Data de nascimento: 14/09/1990
Local: Sapucaia do Sul/RS
Estreia pelo Brasil: x Turkey, em 2014
Clube: Shakhtar Donetsk (Ucrânia)

Ex-Grêmio, o meia de 24 anos, pode até cobiçar uma vaga no time titular. Com velocidade e drible, o gaúcho, que quase acertou com o Chelsea recentemente, pode receber mais oportunidades no time graças a ausência de Oscar, que está lesionado. Faz boa temporada no Shakhtar Donetsk, onde atua há cinco anos.


ROBINHO | Atacante
Data de nascimento: 25/01/1984
Local: São Vicente/SP
Estreia pelo Brasil: x Mexico, em 2003
Clube: Santos (Brasil)





Robinho brilhou no Santos, foi à Europa e retornou ao time paulista, onde fez parte da primeira geração dos Meninos da Vila. Aos 31 anos, foi convocado por Dunga para dar experiência a um time recehado de jovens jogadores.


NEYMAR | Atacante
Data de nascimento: 05/02/1992
Local: Mogi das Cruzes/SP
Estreia pelo Brasil: x EUA, em 2010
Clube: Barcelona (Espanha)




O craque e camisa 10 do Brasil é o principal jogador da equipe. Vive uma das melhores fases de sua carreira, jogando ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez no Barcelona. É postulante à craque da Copa América, onde poderá encontrar o amigo e companheiro argentino pelo caminho.


DIEGO TARDELLI | Atacante
Data de nascimento: 10/05/1985
Local: Santa Bárbara d'Oeste/SP
Estreia pelo Brasil: x Estônia, em 2009
Clube: Shandong Luneng (China)




Diego Tardelli trocou o Atlético-MG pelo Shandong Luneng, da China, mas não perdeu espaço na seleção comandada por Dunga. O treinador confia no experiente atacante e deve escalá-lo como titular ao lado de Neymar, pelo menos nos primeiros jogos.


ROBERTO FIRMINO | Atacante
Data de nascimento: 02/10/1991
Local: Maceió/AL
Estreia pelo Brasil: x Turquia, em 2014
Clube: Hoffenheim (Alemanha)




Firmino vive bom momento no Hoffenheim. Com apenas 23 anos, é um dos destaques do time na temporada. Foi convocado no ano passado, embora não fosse o mais badalado dos atacantes brasileiros, mas correspondeu quando entrou em campo, marcando bonitos e importantes gols. Pode crescer durante a competição continental e até mesmo ganhar uma oportunidade de começar jogando partidas.

Fonte: Goal



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...