.

.

Copa América Chile 2015 - Antofagasta: a riqueza mineral e o deserto extraordinário

Crédito: Divulgação / CA 2015

02/05/2015

Em crescimento econômico, cidade atrai milhares de turistas por sua beleza

Com a mineração como principal força, Antofagasta, denominada a “Pérola do Norte”, é uma das cidades chilenas de maior crescimento econômico na segunda metade do século XX e início do XXI.

Localizada dentro do deserto do Atacama e a pouco mais de mil quilômetros de Santiago, é o quinto maior centro urbano do país e conta com 346.126 habitantes. Nos últimos cinquenta anos, a produção de cobre acelerou o desenvolvimento e extendeu o momento favorável da construção, do comércio e da hotelaria. A temperatura gira em torno de 15ºC em junho.

Entre seus principais pontos turísticos estão as praias de Hornitos, uma das mais belas do norte do Chile, as ruínas de Huanchaca, uma das construções mais antigas que se mantiveram praticamente intactas, e La Portada , um acidente geomorfológico e geológico de rochas sedimentares e fósseis que sofreram erosão pelo vento nos últimos milhares de anos e atraem milhões de turistas por sua imponente vista.

O ESTÁDIO 

Crédito: Divulgação / CA 2015

O Regional Calvo y Bascuñan, inaugurado em 8 de outubro de 1964, tem capacidade para 21.178 espectadores. O plano inicial era que ele fosse construído para ser sede da Copa do Mundo de 1962, mas, entre atrasos da obra e algumas indefinições políticas, este sonho acabou frustrado. Alberto Calvo e Miguel Bascuñan se afirmaram depois disso e foram essenciais para reorganizar o comitê de construção. O estádio leva o nome em honra a estes dois entusiastas do esporte local.

O estádio recebeu partidas do Grupo D do Mundial Sub-20 de 1987. Em uma delas, um jovem Andreas Möller marcou um gol no triunfo da Alemanha Ocidental sobre os Estados Unidos. Três anos mais tarde, ele faria parte do grupo campeão do mundo na Itália. Já em 1996, seria um dos pilares da seleção que conquistou a Eurocopa.

O Regional Calvo y Bascuñan passou por reforma e foi reinaugurado em 20 de março de 2013, no contexto do programa “Chilestadios”do Instituto Nacional de Esportes.

Além de ser o principal complexo esportivo da região, também é uma referência cultural. O estádio foi palco de diversos eventos musicais, recebendo apresentações de  Luis Miguel, Miguel Bosé, Ricardo Arjona, Alejandro Sanz e Daddy Yankee, dentre outros artistas conhecidos. Entre 2004 e 2008 recebeu o festival musical “Verano Naranja”, em comemoração ao dia de Antofagasta.

O FUTEBOL 

Crédito: Divulgação / CA 2015

O Deportes Antofagasta, da Primeira Divisão, é o único representante local no futebol profissional chileno. A cidade contou com outros dois times no plano amador, Ormazábal (2006-2008) e Unión Bellavista (2008), mas, depois de participar brevemente da Terceira Divisão, ambos deixaram o torneio.

O Deportes Antofagasta, que atua como mandante no Regional Calvo y Bascuñán, tem entre seus maiores feitos os títulos da Segunda Divisão do Chile, em 1968 e 2011, e o Campeonato Apertura da Segunda Divisão, em 1990.

JOGOS NA COPA AMÉRICA

Antofagasta receberá os duelos Uruguai x Jamaica (13 de junho) e Paraguai x Jamaica (16 de junho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...