.

.

Fifa facilitou Copa de 2026 à Fox para compensar mudança de data em 2022

23/04/2015

Quando a Fifa anunciou em fevereiro deste ano que a Fox transmitiria a Copa do Mundo de 2026 para os Estados Unidos, além das já acordadas de 2018 e 2022, ninguém entendeu por que a extensão do contrato foi feita sem concorrência de mais emissoras. Agora se sabe. A entidade, conforme noticiou a Bloomberg nesta quarta-feira, facilitou a compra da edição de 2026 para compensar a Fox pela mudança de data da Copa de 2022.

A Fifa mudou a Copa de 2022 de junho e julho para novembro e dezembro, pela primeira vez na história, por causa das altas temperaturas do Qatar durante o verão (e por causa da insistência em organizar o maior evento de futebol do mundo num país sem tradição nesta modalidade, sem seleção competitiva, mas com muito dinheiro). A alteração afeta emissoras de TV americanas, em particular a Fox, que ganhou em 2011 concorrência com a ESPN para transmitir as edições de 2018 e 2022. Em novembro e dezembro, por exemplo, a temporada da liga de futebol americano, NFL, a mais assistida dos Estados Unidos, está na metade. Em junho e julho a audiência não seria dividida entre os eventos.

A saída encontrada pela Fifa foi vender a Copa de 2026 para a Fox sem concorrência. Nas palavras de Jérôme Valcke, secretário-geral da entidade, a extensão foi feita para "garantir que não haveria problemas relacionados à decisão do período em que a Copa do Mundo seria disputada". Executivos da Walt Disney, dona da ESPN, nem sequer foram avisados de que a Fox ficaria com 2026. Souberam pela imprensa.

- Nós não fizemos nada de errado. O acordo é bom para a Fifa, o acordo é bom para a Fox. Esta é a parte mais importante, e nós fizemos tudo dentro dos padrões internacionais - disse Valcke, segundo a Bloomberg. O cartola não comentou sobre o valor que a emissora desembolsou por 2026, nem avançou na possibilidade de os EUA sediarem o evento naquele ano, o que seria muitíssimo favorável para a Fox.

+ Como a Fifa faz negócio? Conheça todas receitas e despesas entre 1999 e 2014 e entenda como a entidade ganhou e gastou os US$ 5,7 bilhões da Copa do Mundo no Brasil. Baixe o relatório de graça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...