Eliminatórias do Mundial 2018 também darão vagas na Copa da Ásia 2019



26/04/2015

No último dia 14 de abril, a Confederação Asiática finalmente saciou a ansiedade dos apaixonados por Copa do Mundo. Após os classificados da fase preliminar das Eliminatórias Asiáticas serem definidos (Índia, Iêmen, Timor Leste, Camboja, Taiwan e Butão), foram sorteadas as chaves da segunda etapa do qualificatório.

As 40 seleções participantes foram divididas em oito grupos de cinco países, utilizando-se o Ranking FIFA para definir o pote a que cada seleção pertenceria. As grandes surpresas ficaram com a Síria (pote 2), que vive guerra civil há mais de três anos e nem sabe se poderá atuar em casa, além de Palestina e Afeganistão (pote 3) e Timor Leste e Butão (pote 4), que  deixaram para trás o pote 5, considerado o das seleções mais fracas.

Mas as seleções, que estarão em campo a partir de 11 de junho, não têm apenas o objetivo de se classificar para a terceira fase das eliminatórias do Mundial 2018. Isso porque a entidade asiática decidiu unir o qualificatório da Rússia com as eliminatórias para a Copa da Ásia 2019, a ser disputada nos Emirados Árabes Unidos. Entenda o que cada país precisa fazer para assegurar vaga nas duas competições…

O líder da chave. Com grupos de cinco seleções, cada uma disputará oito partidas, mas é o campeão de cada uma delas que assegurará vaga na terceira fase das eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia e na fase final da Copa da Ásia 2019.

O segundo colocado. Ficar entre os quatro melhores segundos colocados levará a equipe para a próxima etapa do qualificatório para a Rússia 2018, assim como para a fase final do torneio asiático, completando as 12 seleções que vão jogar a terceira etapa do qualificatório para o Mundial 2018. Os outros quatro segundos colocados vão disputar a terceira fase das eliminatórias para a Copa da Ásia 2019.

O terceiro colocado. Os oito países que ficarem em terceiro lugar vão jogar apenas a terceira etapa do qualificatório para o torneio continental.

O quarto colocado. Os quatro melhores quarto colocados também irão para a terceira fase da Copa da Ásia 2019, totalizando 16 países. Já os outros quatro vão participar de uma repescagem para seguir sonhando com vaga na Copa da Ásia.

O quinto colocado. Ficar na lanterna de seu grupo na segunda fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2018 significa mais uma chance para jogar a Copa da Ásia, com os oito lanternas também jogando a repescagem, totalizando 12 times.

Os últimos 12 classificados para a Copa da Ásia

As 16 seleções classificadas à terceira fase do torneio continental esperam por mais oito equipes, que virão de disputa entre os 12 participantes da repescagem (os quatro piores quartos colocados + os oito lanternas). Estas 12 equipes serão divididas em quatro grupos de três, classificando os dois melhores de cada chave para a terceira fase do qualificatório para a Copa da Ásia 2019.

Assim, as 24 equipes restantes serão divididas em seis grupos de quatro países. O primeiro e o segundo colocados de cada chave (12 países) também avançam para a Copa da Ásia 2019, totalizando os 24 participantes – até 2015, o torneio continental contava com 16 equipes.

O país sede. Caso os Emirados Árabes não sigam adiante nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2018 (líder de seu grupo ou um dos quatro melhores colocados), a equipe terá vaga assegurada na Copa da Ásia 2019, por motivos óbvios. Mesmo que se disputem as partidas da etapa seguinte do qualificatório para a Copa da Ásia (a entidade asiática não versou sobre essa possibilidade), estas seriam computadas pelo Ranking FIFA como amistosos e não contariam pontos para as outras seleções.

A sequência das Eliminatórias do Mundial 2018

As 12 seleções restantes serão divididas em duas chaves de seis equipes, com os dois primeiros colocados de cada grupo se garantindo na Copa do Mundo da Rússia. Os dois terceiros lugares ainda sonharão com o torneio da Fifa, mas terão de esperar reunião da entidade no próximo dia 30 de maio, quando será conhecido o número de vagas a que cada confederação terá direito. A tendência é que a Ásia continue com quatro vagas diretas e uma na repescagem, o que resultará num playoff entre os dois terceiros colocados, com o vencedor jogando a repescagem intercontinental.

Os grupos das Eliminatórias da Copa do Mundo 2018/Copa da Ásia 2019

Grupo A. Emirados Árabes, Arábia Saudita, Palestina, Timor Leste e Malásia

Grupo B. Austrália, Jordânia, Tadjiquistão, Quirguistão e Bangladesh

Grupo C. China, Catar, Ilhas Maldivas, Butão e Hong Kong

Grupo D. Irã, Omã, Índia, Turcomenistão e Guam

Grupo E. Japão, Síria, Afeganistão, Cingapura e Camboja

Grupo F. Iraque, Vietnã, Tailândia, Indonésia e Taiwan

Grupo G. Coreia do Sul, Kuwait, Líbano, Mianmar e Laos

Grupo H. Uzbequistão, Bahrein, Filipinas, Coreia do Norte e Iêmen



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...