.

.

Dunga prioriza eliminatórias e lamenta poucos treinos para a Copa América

Dunga e Gilmar, coletiva Seleção (Foto: Marcos de Paula / Ag, Estado)

03/03/2015

Treinador admite nível inferior de ligas do Oriente Médio e da China, mas não descarta convocação de atletas que se transferiram recentemente para tais países

A três dias da convocação da seleção brasileira para os amistosos contra a França, no dia 26 de março, em Paris, e diante do Chile, três dias depois, em Londres, o técnico Dunga conversou com os jornalistas na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O treinador admitiu estar preocupado com o pouco tempo de preparação que a equipe nacional para os dois próximos compromissos e para a Copa América. 

Para o torneio continental, a equipe deverá ter menos de uma semana antes da estreia, no dia 14 de junho, diante do Peru, em Temuco. 

- Para os amistosos, eles vão se apresentar um dia, treinar e vamos jogar. Vamos ter dois compromissos difíceis, contra uma seleção que está em competição (França). Vamos ter um dia para treinar. A cobrança por resultados será grande, já que a Seleção anda bem. Na Copa América, nós vamos ter só três dias para treinar e vamos jogar de novo. Temos que torcer para os jogadores não se apresentarem com nenhum problema clínico. Em seguida, nós vamos começar as eliminatórias. Temos que trabalhar para não ter nenhuma lesão para termos esses jogadores prontos até lá. O objetivo principal, sem dúvida, é a eliminatória. 

Outro ponto abordado durante a coletiva desta segunda-feira se refere aos jogadores que trocaram o Brasil por países do Oriente Médio e a China. Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Diego Tardelli, convocados recentemente por Dunga, deixaram os seus clubes para atuar em ligas menos competitivas. 

- O futebol chinês é muito parecido com o japonês. Tive uma experiência lá em 1998. Com o Bora (Milutinovic, treinador), a China fez bons campeonatos e disputou uma Copa do Mundo. Voltaram a investir em diversas escolas, como a italiana e a brasileira. No futebol, algumas afirmações nem sempre se concretizam em campo. Eles (chineses) podem não ter a experiência e a malícia dos sul-americanos, mas a pior coisa que tem é jogar contra atletas que não tem tal experiência. Normalmente, você já sabe o que um jogador vai fazer em campo. Com esse tipo de atleta, não. No Japão, eu esperava uma bola, ela não vinha e eu tinha que correr atrás.

"Não temos um jogador concorrendo para melhor do mundo, mas de uma maneira geral, nós temos jogadores no Barcelona, no Chelsea, no City" Dunga

Dunga aproveitou para falar do protagonismo do futebol brasileiro na Europa. Para o treinador, o país pode até não ter um atleta entre os cinco melhores do mundo na atualidade, mas tem grandes jogadores espalhados pelos principais clubes do continente. 

- O Brasil é o segundo país com mais jogadores na Liga dos Campeões. Não temos um jogador concorrendo para melhor do mundo, mas de uma maneira geral, nós temos jogadores no Barcelona, no Chelsea, no City. Não temos que colocar tudo para baixo, tudo como terra arrasada. Pela escola do futebol brasileiro, nós temos que num futuro próximo colocar um jogador para disputar o melhor do mundo. Temos que estar lá e temos qualidade para isso. Quando falamos que o coletivo precisa ser feito para que as individualidade se sobressaiam é isso que eu quero dizer. O Real Madrid tem um coletivo forte e o Cristiano Ronaldo se sai bem. 

O treinador disse também que não pretende assumir a seleção olímpica. Dunga não quis comentar nem se aceitaria o cargo. 

- A seleção sub-20 e a seleção olímpica têm um treinador, que é o Gallo. Estou focando no meu trabalho - afirmou o treinador, que à frente da equipe principal conquistou seis vitórias em seis jogos. 
Durante a entrevista, Dunga também pediu regras mais rígidas para coibir a violência no futebol brasileiro. Na opinião do treinador, tudo é válido para evitar tais problemas nos estádios. 

A convocação da seleção brasileira na próxima quinta-feira, às 10h (de Brasília), na sede da CBF, na Barra da Tijuca, será transmitida ao vivo pelo GloboEsporte.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...